quinta-feira, 10 de abril de 2008

Roxie Hart (1942) e Chicago (1975)




Roxie Hart (1942) vs. Chicago (1975) -

cada um de sua forma um clássico!

“Roxie Hart” é um filme engracadíssimo da 20th Century Fox de 1942, baseado num filme mudo de 1927 chamado “Chicago” que por sua vez foi baseado numa peca de teatro de Maurine Dallas Watkins; uma repórter que encontrou sua inspiracao “literária” em dois processos “da vida real” que ela cubriu nos anos 20 para o “Chicago Tribune”.
O roteiro de Nunnaly Johnson concentra-se numa frustrada “showgirl” que confessa um assassinato em Chicago, esperando assim receber bastante publicidade para ajudar sua medíocre carreira em “show-business”. No final da estória: uma parábola bem “negra” sobre o sistema de justica americano.
O elenco é liderado por uma vulgarérrima e incrívelmente diferente Ginger Rogers de cabelo escuro, exatamente na melhor fase de sua carreira (tinha-se já separado de Fred Astaire e recebido o Oscar em 1940 por sua “Kitty Foyle”, um filme polemico para a época por tratar da problemática de uma mae-solteira). Sua “Roxie” é realmente fenomenal: vulgar, faladora, safada, mentirosa, sexy... O elenco secundário conta com o chatérrimo Adolphe Menjou, George Montgomery e a simpatissíssima Spring Byington – outra daquelas maravilhosas “supporting actresses” dos anos 40!

Cenas inesquecíveis: Roxie sapateando numa escada de metal (e conseguindo tirar desta sons incríveis de dar inveja à qualquer sapateador), Roxie dancando o “Black bottom” numa entrevista para a imprensa e Roxie (como uma gata) brigando com “Velma”, outra prisioneira que colocou suas esperancas no colo da “promocao” que a imprensa fazia nestes casos (os sons em background nesta cena sao de duas gatas brigando... um efeito inteligente!). “Velma” é um personagem que só foi mais desenvolvido para o musical, 33 anos depois...

“Chicago”, a peca musical baseada por sua vez em “Roxie Hart” , estreiou em 3 de junho de 1975 com um “cast” que incluía grandes nomes da Broadway: “the one and only” Gwen Verdon (Roxie) assim como Chita Rivera (Velma Kelly) e Jerry Orbach (Billy Flynn, o advogado de defesa). Um grande “tour-de-force” principalmente para Verdon & Rivera, que colocaram a vaidade de lado e apesar de estarem já “nos 50” desfilaram “semi-nuas” com um guarda-roupa que nao foi realmente concebido para deixá-las jovens, esguias e sensuais – Muito pelo contrário (que profissionais!). Aí está um ponto de Chicago que depois foi ou esquecido ou (por questoes finaceiras) ignorado: Roxie e Velma sao coristas já “bem passadas” dos 40... Uma frase da cancao principal de Roxie foi até cortada em versoes posteriores: “I’m gonna tell you the truth, not that the truth really matters but I am gonna tell you anyway... the thing you see, I’m older than I ever pretended to be”. A direcao, o roteiro (com o compositor Fred Ebb) e coreografia foram feitas pelo, para mim genio, Bob Fosse.
Esta “extravanza” musical é bem mais “ousadamente sexy” do que o original – mas esta é uma qualidade “Fosseana” repetida várias vezes (“Cabaret”, ”Pippin”, “Dancin’ ”, “All that jazz”... ) durante sua magnífica carreira de diretor e coreógrafo no teatro e no cinema: ele era exageradamente sexista!

“Chicago”, apesar de ter sido um grande sucesso na temporada de 1975, foi completamente ofuscado por “A chorus line”, que estreiou no mesmo ano: Chicago foi nominado para 11 Tony Awards... e perdeu em TODAS as categorias para “A chorus line”. Quando teve porém sua “revival” em 1997 com coreografia de Ann Reinking “no estilo de Bob Fosse”, este musical virou de novo um grande sucesso e ganhou 6 “Tonys” – o que jamais tinha acontecido com uma “revival”.
O filme para mim nao merece ser mencionado – as duas atrizes principais estavam completamente erradas para os papéis e por isto nao conseguiram dar a dimensao apropriada para Roxie e Velma – duas delícias para serem interpretadas. Além do mais, muito jovens...

Em sua biografia Ginger Rogers conta que conversando com Gwen Verdon, depois de uma apresentacao desta em “Chicago” na Broadway, ela comentou que “infelizmente nao tenho um número de sapateado como o seu nas escadas de metal”. Just for the record.

Gwen e Fosse já se foram há muito tempo, mas continuarao eternos para o mundo do musical!

P.S. Bob Fosse nasceu em Chicago...


Nenhum comentário: