sábado, 14 de março de 2009

Remembering: Leon Bakst

Leon Bakst (ou melhor, Lev Samoilovich Rosenberg) nasceu numa família judia de classe média em Grodno (Belarus) em 1866. Ele começou sua carreira como ilustrador de revistas mas mudou sua "carreira", seu "rumo", depois de encontrar Aleksandr Benois, que o incentivou.
Sempre admirei o "traço" preciso de Bakst...

Ele viajou toda a Europa e entrou em contato com vários artistas da época.
Depois de sua volta a Sao Petersburgo ele comecou a ganhar uma certa notoriedade e prestígio com suas ilustraçoes e "Portraits".

Em 1898, junto com Benois e Serge Diaghiliev, ele fundou o grupo "O Mundo da Arte", que viria a influenciar toda uma geraçao e, de certa forma o mundo.
Em 1906 ele tornou-se professor de desenho na escola privada de arte de Yelizaveta Zvantseva, onde ele teve como aluno, entre outros, um jovem que chamava-se Marc Chagall.

Mas seu trabalho mais "eterno", e pelo qual é mais lembrado (e celebrado) até hoje, começou com sua colaboração com Diaghilev, criando os figurinos dos "Ballets Russes", muitíssimas vezes para Vaslav Nijinyky, como


no ousadíssimo "Prelude a l'aprés-midi d'un Faun",

O "Pássaro de Fogo",


"Cleopatre",





"A Bacante",




"Narciso",

e "Le Peri" (Que sketch mais admirável!).

Bakst foi mandado para fora da Rússia por causa de suas raízes judias e exilou-se em Paris em 1912, onde morreu em 1924.

Nenhum comentário: