terça-feira, 13 de maio de 2008

Sulamith Wülfing e os seus anjos...


Quando eu ainda era um adolescente “descobri” pela primeira vez o trabalho de Sulamith Wülfing e até hoje nao sei articular verbalmente o que penso dele, apesar dele sempre de alguma forma ter-me encantado. Num país naturalmente tao esotérico e tao místico, como é o Brasil, sempre fui um pouco “peixe fora d’água” nestas matérias, muito distante.
...Talvez exatamente por me faltarem as palavras para exprimir certos sentimentos.

Nascida na Alemanha em 1901, Sulamith foi criada por pais muito ligados ao espiritialismo – fato que pode ser observado em qualquer dos seus desenhos, rascunhos, telas…
Seu estilo muito definido e pessoal já existia quando ela entrou para a Escola de arte de Wuppertal, de onde saiu em 1921. A seguinte década ela passou pintando suas “visoes do mundo”. Com seu marido fundou uma compania para imprimir e distribuir os eu trabalho – na maioria como cartoes postais e calendários... Esta firma acabou com e morte dele em 1976.
Hoje existem alguns livros muito interessantes sobre seu trabalho... os contos de fada (“A pequena sereia” por exemplo) me fascinam e às vezes, até hoje, ainda me enchem de medo...
Sulamith Wülfing morreu em 1989. Ela nos deixou um trabalho de arte quase fantástica, porém repleto de uma calma e serenidade só suas.
Aqui um comentário de Sulamith:

My drawings are a visual representation of my deepest feelings - pleasure, fear, sorrow, happiness, humor. And, to people attuned to my compositions, they may well be mirrors of their own experiences.
It is because of this that I have left the explanation of the drawings completely to the viewer, so that they are not bound by my interpretation of what each picture should be.
For me it is not a matter of creating illustrations to fit nursery rhyme themes. My ideas come to me from many sources, and in such harmony with my personal experiences that I can turn them into these fairy compositions.
My Angels are my consolers, leaders, companions, guards. And dwarfs often show me the small ironies and other things to make me smile even in life's most awesome events.

Nenhum comentário: