sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Anthony Dowell - the last prince / o último príncipe


Jamais esquecerei a primeira vez que vi Anthony Dowell dancando... Lembro-me que foi num daqueles terríveis espetáculos de Ballet organizados por Dalal Achcar. Depois tive o prazer e a oportunidade de ve-lo muitas outras vezes. Que grato sou por estas experiencias: Com ele estava "on stage" Merle Park. Anthony - já na época um bailarino incrível, de grande fama internacional. - entre outros. Esta fama só nao foi maior porque Nureyev chegou nos anos 60 também ao Royal Ballet e oprimiu o desenvolvimento de muitas carreiras (como a de Christopher Gable - vide minha postagem "The boy friend" - que retirou-se completamente do mundo do ballet). Dowell sempre será uma estrela do ballet: com sua técnica imcomparável e muito, muito inglesa - ah, aqueles arabesques precisos aonde o braco frontal está um pouco baixo, realmente em direcao ao solo (para tudo existe um simbolismo) - nada de 90 graus, nem de 110 como os russos mas aqueles elegantes 80, 75 graus que dao toda uma dignidade... uma grande nobreza aos movimentos... o corpo, a cabeca olhando para baixo, para o braco... por cima do braco... estar acima de alguma coisa... que elegancia!!!!!!!!Jamais o esquecerei ( e como poderia? assisto o DVD pelo menos uma vez por mes...) em "Lago dos Cisnes" em 1977 com Natalia Makarova...
Eu o assisti ao vivo pela última vez em Londres em "La Bayadére" - mas aí ele já estava trabalhando como bailarino de caráter (além de "só" ser o diretor do Covent Garden... um homem culto e refinado - o que sempre se notou nos seus movimentos... ) .
O espetáculo no Rio foi em 1975 e até hoje nao o esquecerei. Estava no camarote de Walter Clark, entao no seu apogeu "Global", e depois fomos todos "backstage" cumprimentar os maravilhosos artistas do Royal Ballet. Que excitante! Um novo mundo se abriu para mim naquele dia, naquela hora, no momento em que apertei a mao de Anthony Dowell: Ele sorriu abertamente, conversou longa- e afetuosamente comigo, um menino de 14 anos, e me presenteou esta foto... Sim eu queria também fazer parte daquele mundo. Eu queria pegar o primeiro voo para Londres e entrar para o Royal Ballet. Sim! Um ano depois comecei a fazer aulas de danca... e guardo esta lembranca do último REAL principe do ballet ( o penúltimo foi Michel Dennard da Opera de Paris, que vi muitas vezes no Rio) com muito orgulho e carinho! Obrigado Anthony por toda a inspiracao e por todo este talento que nao canso de rever! God bless!

Nenhum comentário: