domingo, 11 de janeiro de 2015

Swanee (Judy Garland)

Swanee, o primeiro sucesso de George Gershwin...

Esta canção foi escrita em 1919, no primeiro andar de um onibus que percorria Manhattan, por ele em coloboração com Irving Caesar.
Não foi práticamente “notada” pelo público e passou completamente desapercebida...


Mas só por um pequeno período de tempo:
Quando o famoso Al Jolson ouvi-a pela primeira vez apaixonou-se por ela e decidiu-se a usá-la num de seus shows.
O público literalmente “delirou” e “Swanee”, hoje gravada centenas de vezes por vários intérpretes, tornou-se uma das canções mais memoráveis da história do teatro musical americano, um dos maiores sucessos de Gershwin e do próprio Al Jolson.

Querida Judy cantou “Swanee” em “Nasce uma estrela” (A star is born, 1954) e este “monumento” do Show Bizz americano transformou-se num de seus carros-chefes em Concertos, Discos...


Eu sempre considerei que esta cena não se enquadrava bem na sequencia de “Born in a Truk” (dirigida por George Cukor... quem sou EU para criticar o grande Cukor?).
Não faz muito “redescobri” esta cena mais uma vez na minha vida e com um outro olhar mudei completamente de opinião...
o que às vezes faz muito bem...
Sim, o passar doa anos nos dá o presente de novas leituras...

Ela é deliciosamante “emoldurada” por um lindo elenco, por uma ótima coreografia (adaptada às limitações de Garland que não era bailarina), por um colorido ao mesmo tempo Hollywoodiano e “muito Broadway” e por um palco que nos faz lembrar uma caixinha de surpresas... tudo bem "couchy-couchy".


e Judy...

...bem, Judy é Judy, e aqui na sua melhor fase do Cinema (1954), ótimamente dirigida e no top de sua capacidade vocal...

E esta voz maravilhosamente metálica...

Sim, Judy foi, é única!

Nenhum comentário: