quinta-feira, 11 de setembro de 2014

One special Summer: Jacqueline & Lee Bouvier


Sempre admirei a cultura, o “Savoir-Faire”, o fino trato de Jacqueline Kennedy Onassis, Jackie “O”…


Mulher de extrema inteligencia, perspicácia, senso para as artes, cultura… em alemão a expressão «kultiviert» (literalmente «cultivada» e não só «culta») se aplicaria com mais precisão àquela que transformou a Casa Branca num palácio real – o que famílias como Reagan, Bush & co. desfizeram, colocando obras de arte nos porões, desfazendo-se de verdadeiras «jóias».
Mas esta já é uma outra estória… que provávelmente jamais será escrita nas «Tertúlias».

Infelizmente «Nobody’s perfect» e, como alguém colocou uma vez muito bem, ela cometeu o erro de se casar com “aquele anão grego horroroso”.
Também outra estória…

No verão de 1951, dois anos antes de casar-se com John Kennedy, Jacqueline (22) e Lee (18) Bouvier convenceram sua mãe (depois de meses) e finalmente embarcaram sós no Queen Elizabeth para alguns meses de férias/aventuras na Europa…
Jackie já havia passado um ano em França e suas cartas/cartões/relatos muito inspiraram sua irmã mais jovem (que por sinal ainda está viva, acho que em Paris).


O relato desta viagem (um “journal” que foi dado aos pais, como uma espécie de “Obrigado”) foi, de forma muito criativa, preservado num livro…

Relançado há alguns anos (sua primeira edição é de 1974), esta “jóia” ainda está “viva” e é um real prazer folheá-la, saboreá-la… quanto carinho colocado nos sketches, quanto humor nos comentários, quanta comédia dentro das situações e confusões nas quais as duas “moças de boa família” se envolveram… e tudo com muita classe, muita distinção…
"Entre nous": qualidades que com o passar dos anos tornam-se a cada dia mais raras.
De novo: uma outra estória…

Recomendo! Entrem na próxima biblioteca ou encomendem na Internet... Vale a pena!

Nenhum comentário: