domingo, 10 de março de 2013

Um Divertissement: o Bolshoi no "Arts Chanell" (1986)


Hoje uma tertúlia „fora da norma“. Só para mostrar alguns videos...

Hoje o dia está nublado, com cara de chuva (ou neve),frio... nenhum dia é tão perfeito assim para se "cascavilhar" velhos pertences, ler cartas que estão guardadas dentro de uma caixinha ou de baús, rever desenhos esquecidos, fotos amareladas, recados colocados num livro, flores secas entre páginas de escritos que estavam destinados a "mudar o mundo"... adoro esses dias... cheios de memórias empoeiradas!

Reorganizando velhos videos antes de passá-los para DVDs, catalogando coisas, me desfazendo de muitas, encontrei por acaso esta gravação de uma apresentação do Bolshoi, pela primeira vez depois de 12 anos, na Inglaterra em 1986!



Já que se trata mesmo de uma raridade (daquelas que a gente gravava ao vivo da televisão) e neste caso até de um canal extinto de televisão “The Arts Chanell” (que senão me engano fazia parte do “Sky Chanell” e não existe mais na Austria desde os anos 90... para voces verem que não é só no Brasil que se "nega" Arte), resolvi colocar aqui uma boa parte do video… que eu mesmo coloquei no Youtube… Não especialmente por conter momentos “imperdíveis” de Ballet mas só por seu valor histórico… Memórias minhas...



Ah, que tempos… Acho que comprei meu primeiro video em 1985… e que maravilha era poder gravar tantas coisas, ter tantas coisas! Isto era "novo" e eu me esbaldava com tantas coisas! Hoje, se somos sinceros, nos falta espaço e organização para sabermos de tudo que temos gravado… e TEMPO para poder rever certas coisas com mais frequencia! Mas olhem só... Nina Ananiashvili, que eu tinha visto naquele ano no palco só há poucos meses, estava ali... no pas de deux de Aurora!!!!

Divirtam-se com uma curta parta deste “Divertissement” – esta espécie de Noite de Gala que era tão popular nos anos 70 e 80. Fórmula esta usada e reusada pelo Bolshoi até público ter-se cansado totalmente desta espécie de “entertaimment” (Engraçado o fato de há poucas semanas atrás o “Royal” ter dado uma noite destas, cheia de curtos pas de deux etc. no Theatro Municipal do Rio de Janeiro… que coisa mais «passé»).
Aqui um curto «Spring Waters» (que eu possuo também com NOSSA maravilhosa Cristina Martinelli), o (para mim abominável) "Spartacus" e "A bela adormecida", "La Bayadére", "Lago dos Cisnes"... Tudo...
You'll get your money's worth tonight!





Nenhum comentário: