quinta-feira, 29 de março de 2012

Kay Nielsen - East of the Sun and West of the Moon...

Especialmente na minha adolescencia o trabalho de Kay Nielsen muito me inspirou.

Até hoje ele muito me impressiona.


Seu traço poético é repleto de uma elegante e fascinante magia que até hoje não sei como descrever. Suas linhas, longas expressam algo que me é extremamente "conhecido"... mas o que? Me faltam palavras...
Mais um daqueles momentos em quais elas fogem, não existem…
E voce «sente e sente» - apesar « aquilo» que está sentido nâo ter nem nome nem nenhuma descrição objetiva.

Eem especial esta ilustração abaixo sempre me fez pensar num Ballet.
Me faz até hoje…
Porque ninguém se inspira e o faz ?


Ela também me faz lembrar de “Legende” de Cranko com Haydèe e Richard Cragun… O porque? Esta "verticalidade" inexpicável das árvores que leva de volta a um movimento inesquecível que Marcia fez com seu braço direito... Movimento aquele que indicava toda esta verticalidade que une o solo ao céu...
Maluquices? Não sei... Pode ser! Memórias da adolescencia? Sem dúvida...

A única “dica” que posso dar sobre esta gravura é uma única referencia que consta como “Foot Note” na página em que está ilustrada:

“And then she lay on a little green patch in the midst
of the gloomy thick wood”


(East of the Sun and West of the Moon)

Lindo…

Que felicidade ter trocado, com meu amigo da adolescencia Luís Roberto, toda minha "coleção" de "Tin-Tins" por 4 ou 5 livros de arte - entre eles o de Kay Nielsen - que até hoje me "aompanham".

Nenhum comentário: