segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sylvie Guillem - Maurice Béjart - Boléro (Tokyo 2009)



Sylvie Guillem, como sempre nos enriquecendo... mulher de tantas faces, aqui andrógina... Eu a vi pela primeira vez no palco aqui em Viena em 1992 (ou foi 89? Lembro-me que foi no Grand Pas Classique)e até hoje não parei de admirá-la!

Com a evolução da movimentação humana (nós não nos movimentamos da mesma forma como fazíamos no século XIX), a técnica no Ballet, na Dança também vai mudando. Penso como os movimentos de Guillem aqui parecem mais „sharp“ do que em outras prévias versões do Boléro. Como se o „lápis estivesse ainda melhor apontado“!

Isto me fascina nos trabalhos mais contemporaneos, esta (como expressar-me corretamente para não ser mal compreendido?) "maleabilidade" em termos de adaptação de expressão, adaptando-se à evolução da movimentação...

Ah...nenhum comentário mais de minha parte hoje, minhas palavras pareceriam-me supérfluas... Quero que voces se recostem, relaxem e aproveitem este mágico momento!

">

Nenhum comentário: