quinta-feira, 13 de junho de 2013

Tempos de emoção…


Rearrumando coisas, encontrei um esquecido video (sim, juro, um velho, esquecido e empoeirado VHS dentro de uma também esquecida caixa) com um maravilhoso espetáculo em homenagem aos 50 anos de morte de George Gershwin, feito em 1987. Show que, na época de uma Austria que mais tendia intelectualmente para a Cortina-de-Ferro do que para o Mundo Ocidental (será que isto realmente mudou?), muito me impressionou e meu enviou "cheiros de casa" (Meus pais sempre amaram a música de Gershwin e eu, práticamente, cresci com ela).

Na realidade são DOIS shows, feitos separadamente em duas duas diferentes cidades e unidos “em video” com uma belíssima narração e moderação…


Claro que passei o video imediatamente para um DVD. Como poderia perder Baryshnikov, Cleo Laine, Leonard Bernstein, Gregg Burge, Julia Migenes, Madeline Kahn e Maureen McGovern , para citar alguns, só por causa de 26 anos de poeira?
Tudo salvo… em DVD e até no Youtube (yes!) e muito “pano para manga” para as Tertúlias… para muitas…
Um "show" onde estas grandes personalidade simplesmente "se apresentam". Um a um vem ao palco render sua homenagem ao "mestre" com grande simplicidade...
e só isto já é um show em si mesmo!

Hoje um pequeno trecho, com Maureen McGovern, Madeline Kahn e Julia Migenes cantando a eterna balada “Someone to watch over me” e quase nos levando às lágrimas. Tempos de emoção estão de volta… Quero mais baladas, calor de vozes humanas, mais amor perfumando o ar desta casa, da minha vida e das «Tertúlias » através destas canções inesqueciveis, através de Gershwin… e toda sua emoção e talento!


Mas antes de lhes apresentar as tres, adiciono "de lambuja" a emocionada Maureen McGovern em "But nor for me".
Maureen nessas épocas uma das minhas cantoras prediletas era uma grande intérprete de Gershwin. Cantora popular com profundos estudos vocais que lhes permitem quase transformar-se num soprano.
Artista de uma rara qualidade, ela é ao mesmo tempo forte e resoluta mas também sensível e vulnerável!



Meu Deus, Gershwin fez tanto… nos deixou tamanha "herança" musical... imaginem o que ele teria feito não tivesse morrido aos 37 anos de idade... que triste é pensar nisso.

O Time Magazine escreveu no dia 23 de março de 1987:
It was a grand night for singing. Bob Dylan wrapped his angry adenoids around the Gershwin ballad Soon, and Madeline Kahn, Maureen McGovern and Julia Migenes ganged up gorgeously on Someone to Watch Over Me…

Eu escrevo no dia 13 de junho de 2013:
Parabéns amiga, parabéns querida Cristina Martinelli pelo dia de hoje, pelo TEU dia! Esta Tertúlia é dedicada a voce… com carinho, amizade, amor e… muita emoção!

Nenhum comentário: