sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

REMEMBERING: I left my Hat in Haiti & Fred...

Minha memória cinematográfica é povoada de pequenas recordações: ceninhas descartáveis de vários filminhos descartáveis…
Muitas delas foram completamente esquecidas, a maioria delas nunca figurou entre „the very best” dos artistas que nelas participaram…

Hoje gostaria de começar a homenagear estas olvidadas “ceninhas” e criar uma nova “série” para poder publicá-las aqui…


Existem cenas que brilham pelo seu décor, outras pelo seu guarda-roupa… neste caso encontraremos estes dois “ingredientes” (e muito mais) numa esquecida cena de um filminho “razoável” da MGM: “Royal Wedding” (1951).


O filme é na realidade recheado de cenas de dança inclusive uma inesquecível cena de Fred Astaire dançando no teto e nas paredes de uma sala


e seu “duo” com Jane Powell na cena musical com o mais longo título da história do cinema (“How could you believe when I said “I love you” when you I’ve been a liar all my life?”) e na qual Astaire teve “a audácia” de se afastar de qualquer elegancia dando vida a um personagem bem vulgar (assim como Powell - maravilhosamente ordinária – conhecida práticamente só como um soprano meiogo e pueril da Metro!).


Esquecida porém foi a ceninha que gostaria de hoje apresentar aqui: “I left my hat in Haiti”.
Uma delícia para os olhos (coloridas roupas, coloridos cenários) e para os ouvidos (a canção é orquestrada num tom pseudo-latino… com aquela “pseudo” imagem que os americanos tinham – e tem – de países latinos… ♫ ♪ Mesmo assim tenho que admitir que a orquestração é maravilhosa. Abusando do direito de ser Kitsch. Adoro! ♪ ♫)
A cena foi criada inteiramente pelo coreógrafo Nick Castle, que criou algumas cenas deste filme em conjunto com Fred!


Deixem-se levar por uma cena que nada tem que ver com o resto do filme, pelos sapatos mais horrorosos da história do cinema (uma espécie de “espandrillos” azuis, usados por Jane Powell - que nunca foi bailarina...), pela variedade do guarda-roupa do “Haiti” (que muitas vezes nos faz lembrar, bem estilizadamente, outras nações sul-americanas... da Colombia ao Peru e México. Ave!), pela deliciosa e entoada voz de Fred e pela camera…


Como já disse, a cena nada tem que ver com o resto do filme…
Bem, aqui minha primeira “ceninha sem importancia”… aquelas que poderiam ter sido retiradas do filme, aquelas das quais ninguém sentiria falta mas por si mesmas maravilhas de trabalho…

Esta postagem é dedicada à minha querida amiga Adriana Larangeira, com quem ouvia está música descaradamente nos anos 70... imaginem só... todos ouviam "Rick Wakeman" & Co. e nós Fred Astaire :-)

Nenhum comentário: