domingo, 18 de dezembro de 2011

Joseph Calleja, THE maltese tenor...

Há umas semanas atrás, no dia 23 de novembro, fui convidado pela representação turística de Malta aqui em Viena para assistir um concerto do (jovem) tenor maltes Joseph Calleja na nossa «Konzerthaus».


Sem saber ao certo o que me realmente me esperava me baseei no fato de que Mr. Calleja tinha feito este ano seu Debút não só na Ópera de Viena mas também em Covent Garden e no Metropolitan.
Uma, por assim dizer, belíssima “carta de recomendação”.

Ele entrou em cena e enquanto cantava suas primeiras notas eu já estava fascinado pela voz. Simplesmente encantado, assim como todo o público da lotada sala de concertos...

QUE VOZ!!!!!!!!!

Uma daquelas vozes que aparecem uma vez no século… Aquela coisa «Caruso», aquela coisa «Lanza» (não estou, por favor, falando de técnica e sim de qualidade de voz! Callas, por exemplo, era maravilhosa e era conhecida como «a grande feia voz». A voz de Calleja é uma coisa linda! Única!).




Uma noite inesquecível. Uma carreira que continuarei a seguir.
Um repertório ainda de um “jovem” tenor: “Traviata”, “Werther” (no emocionante “Porquoi me reveiller”), “Cavalleria Rusticana” (no choroso e piegas “Addio alla Madre”), ou seja nada “complexo” em termos de escalas emocionais...
Ele ainda tem muito para percorrer em sua carreira. Joseph Calleja tem só 33 anos… Uma carreira que agora inicia!

Aqui uma pequena demonstração do que estou querendo dizer… e neste video ele ainda tinha sómente 29 anos... vamos ver se voces entendem/ concordam com o que digo.



Como estávamos convidados para um Cocktail depois do Concerto (ele ofereceu aliás 5 encores – ninguém queria que saísse do placo!) num salão na própria “Konzerthaus”, o departamento de turismo maltes conseguiu que ele viesse nos comprimentar.
Que maravilha de pessoa, tão simples…
Ricardo conseguiu um autógrafo de Mr. Calleja no seu programa…

Nenhum comentário: