sexta-feira, 1 de abril de 2011

REMEMBERING: "Tammy" e tantas outras estórias...


„Tammy“
é uma maravilhosa canção vencedora de um “Oscar” de um filminho bem medíocre chamado “Tammy and the Bachelor” que foi feito pela Universal.



Debbie Reynolds é “Tammy”, uma mocinha sulista, Leslie Nielsen (of all people), antes de ficar com aquela cara de “esclerosado” que adquiriu na sua velhice (que me parece ter começado aos 40) é o “mocinho”. Quem rouba o filme porém é a maravilhosa Mildred Natwick, grande atriz secundária com uma longa carreira, que neste filme só aparece com um gato que parece ser uma prolongação (ou será um prolongamento?) do seu próprio corpo… Reassisti Mildred há pouco, já bem idosa no seu último filme, “Ligações perigosas”, motivo da minha última postagem.



Esta música tem uma parte na “história” dos Leitner: minha mãe me conta que quando estava no auge de sua gravidez, um amigo americano de papai, “Ross” chegou ao Rio. Quando ela abriu a porta de entrada do apartamento para recebe-lo, com seu vestido vermelho e já com um “barrigão”, ele exclamou: “Parece um Papai Noel!!!!!”. Mamãe estava na época aprendendo violão (ela tocava piano) e estudando “Tammy”. Quando saíam à tardinha para passear pela calçada (então ainda bem estreita) da Avenida Atlantica, “Ross” ía-lhe ensinando a letra de “Tammy”. E os dois cantavam…
Boas amizades. Boas lembranças.

Não possuo uma foto dos tres (Mamãe, Papai e Ross) na praia de Copacabana, tenho porém esta, antes do meu nascimento, nas Tres Cachoeiras em Penedo – Tenho a ligeira desconfiança que quem a tirou foi Eliana Caminada… Foi num dia em que passearam para lá juntos com Dadá (tia de Eliana e pessoa muito, muito querida) e a Vovó dela (que me conheceu como bebe).



Em 1997 eu estava passeando no Algarve quando ouvi de uma lojinha de discos esta canção, que não ouvia há "milenios": Entrei e comprei na hora o CD… Ainda hoje o ouvimos! Esta música ocupa um lugar muito especial nas nossas memórias, sentimentos...

Às vezes gosto de colocar estas estórias aqui – é bom preservá-las…
Minha mãe chega amanhã à Viena pois no domingo celebramos juntos meu aniversário.
Que sortudo sou… Esta postagem é para lhe desejar uma boa viagem e dizer-lhe: "Bem-vinda!"

Aqui Debbie Reynolds numa interpretação gostosa e emocionada, até com um sotaque sulista bem convincente, nos conta como „Tammy is in love…”. Uma canção tão "básica", de linha melódica tão simples e ao mesmo tempo tão eficaz e emocional... Como disse: Boas lembranças!

">

Nenhum comentário: