sábado, 9 de abril de 2011

REMEMBERING: Madeline Kahn ( e tres cenas aloupradas... )

"As aventuras do irmão mais esperto de Sherlock Holmes" é um filme "esquecível".

Mas não para mim...

Foi uma daquelas enlouquecidas produções e comédias do final dos anos 70 que nos fez rir começando ou no Caruso ou Veneza, depois no Copacabana, no Paissandú... até acabar ou no "Coral" ou no "Scala", notórios "pulgueiros" da Praia de Botafogo (todos cinemas extintos do Rio de janeiro...).

Esta era a sequencia de cinemas (durante um "desaparecimento" de filme) para um cinéfilo no Rio - cada vez mais longes e em piores recintos.
Uma "via crucis" antes de perdermos o filme para sempre...

Isto em épocas - pasmem - em que não existiam vídeos e o único que conseguíamos "roubar" de um filme predileto era o diálogo (ou trilha sonora) através de um gravadorzinho portátil... com microfone! ("o máximo"). Bem, de vez em quando conseguíamos um cartaz, umas fotos promocionais... Mas jamais confessarei "como"...



Aqui a inesquecível e talentosíssima Madeline Kahn junto a Gene Wilder e Marty Feldmann... Nossa, todos tres já mortos... e ainda me/nos fazendo rir!!!!!! Deus os tenha - e obrigado por toda esta deliciosa loucura encenada pelo fascinante Mel Brooks ( e com - como poderia me esquecer dele? Never! - Dom DeLuise!).

Madeline, por sinal, tinha feito "Twentieth Century" e por causa de seu comportamento tão cheio de "estrelismo" as portas de teatro da Broadway ficaram fechadas para ela até sua morte, há alguns anos atrás.
Uma pena... tanto talento mas "profissionalismo" nao perdoa quem falta a espetáculos e se faz de diva. Ela foi "desligada" da produção no meio da temporada... (Como me falaram que eu estava aqui dando uma indireta, cortei a frase que estava aqui).
Alguém ainda se lembra dela no enlouquecido "What's up, Doc?" de Peter Bogdanovich como Eunice?



ou em "Paper Moon" (também de Peter Bogdanovich) como a engraçada porém, patética (e muito triste) Trixie Delight? (Nome que aliás adoro). Por este foi até nomeada para um Oscar que perdeu para Tatum O'Neal.



ou como a (taradíssima) noiva de Frankenstein em "Jovem Frankenstein"????



ou até aqui em "Sherlock" numa louca versão de "O Baile des Máscaras" (Madeline foi na realidade treinada na juventude para ser cantora lírica!!!! E virou comediante! Delicioso caminho...)



Desculpem-me, só um pensamento, um curto intermezzo: não se pode dizer que o "Besteirol" foi criado no Brasil... Nasceu com esta safra de atores tão especiais da "escola" Mel Brooks.

Olhem estas cenas abaixo e comprovem! (E prestem atenção em como Gene "pira" completamente dançando o "Cangoroo". Adoro!!!!! Louco, louco...).

">

">

e, como poderia faltar? "Un ballo in maschera"(Verdi) numa versão Melbrookiana... e na parte final Madeline canta, como que para mim :-), "Riccardo, Riccardo!".
Nossa que postagem maluca... mas temos estado tão sérios nos últimos tempos, que sentia que já era hora de trazer um pouco de bom-humor de novo para as "Tertúlias"!

">

Nenhum comentário: