sábado, 24 de julho de 2010

Baryshnikov, Misha... Palavras supérfluas!


Procurando vídeos de Baryshnikov no Youtube dei-me conta de que não existe realmente muito material sobre ele... Não, se se pensa no quanto ele dançou.

Reencontrei "White Nights", filme que tenho em DVD, e mesmo assim revi esta cena, que já vi centenas de vezes, como se fosse a primeira vez. Misha sempre surpreendente-me de novo. Sempre vejo algo novo. Uma nuance nova. Como se sua dança, mesmo que preservada em celulóide, se adaptasse ao meu "ritmo biológico".


Como meu querido amigo, o bailarino Antonio Negreiros disse uma vez sábiamente: Misha é o bailarino da NOSSA geração. Ele é aquele que mais nos influenciou, que revolucionou a técnica e nossa maneira de entender a dança. Único. Antes de sua chegada ao Ocidente já se passara a «revolução Nureyev» mas isto aconteceu intensamente para uma geração anterior à nossa.



De volta a “White Nights”… Palavras seriam supérfluas.

Porque tentar descrever nelas o que se ve, sente e entende ao ver Misha aqui dançando, gritando por liberdade?

Palavras são, neste caso, completamente supérfluas.

Palco para Misha e a maravilhosa coreografia de um outro grande ídolo meu: Twyla Tharp!

">

P.S. Oh... e para quem ficou na dúvida. Sim, esta é Helen Mirren!

Nenhum comentário: