terça-feira, 20 de abril de 2010

REMEMBERING: The Cat Concerto (e um Oscar de 1947)


Uma vez ouvi alguém dizer: “Na Alemanha não existe cultura gastronomica”. Discordo profundamente. Não que goste ou aprecie de alguma forma o que os alemães bebem e comem mas esta É sua Cultura.
Isto me lembrou hoje de uma forma Arte, de uma expressão cultural que é muito menosprezada aqui nas «nossas» Tertúlias de cada dia: a Animação! Quero também dedicar-me à ela no futuro. Não sejamos "Snobs".
« The Cat Concerto » foi produzido pela equipe de Hanna-Barbera na Metro em 1946 e ainda nos fascina. Pensem em épocas em que cada um dos 24 fotogramas por segundo era desenhado e pintado À MÃO!!!!!!!! Mesmo em eras tão incríveis em termos de animação, como a nossa atualmente, ainda admiro demais este trabalho artesanal, de semanas, meses, feito por grandes equipes e tudo isto para alcançar alguns minutos de “filme”. Arte. Eterna.

Em 1947 “The Cat Concerto” não só chamou a atenção da crítica e do público como também recebeu um Oscar (Melhor "Curta")! Sim, um premio da Academia que ajudou, junto às façanhas de Walt Disney, a elevar mais esta forma tão desprezada de Arte cinematográfica. Tertuliemos sobre isso...
Lembro-me das famosas Matinées do Cinema Metro de Copacabana – sempre no primeiro Domingo do Mes – e de assistir os “Festivais Tom & Jerry” lá, sentadinho em cadeiras que eram imensas para mim, depois de ter entrado pisando naquele tapete fofo e alto que nos causava a impressão de estar andando sobre nuvens… envolto no escuro daquela sala cheia de magia com o melhor ar condicionado que já experimentei na minha vida!
Penso como o próprio Liszt desfrutaria de sua “Rapsódia Húngara” (aqui óbviamente cortadíssima) se pudesse assisir este “curta”!

Divirtam-se! Uma obra prima!

">

Nenhum comentário: