sábado, 27 de março de 2010

Ginger and Yam? (Gengibre e Inhame?)

„Fred gave Ginger class, Ginger gave Fred sex“. Este comentário de Katherine Hepburn (que aliás, também na realidade - não só em "Stage Door" - nada simpatizava com Ginger) entrou para a história do cinema. De certa forma ela tem razão. Mas não há dúvida que, como meu pai diria, Ginger era realmente um “mimo”. Que figurinha mais linda!



Ginger e Fred, quando começaram sua “partnership”, sempre lançavam “Danças” novas nos seus filmes (Os estúdios lucravam muito com a venda de discos, partituras etc.).
No seu primeiro filme juntos (em papéis secundários), “Flying down to Rio”, eles roubaram o filme dançando “The Carioca”.


Em “The gay Divorce” eles introduziram “The Continental”.



Em “Top-Hat” bailaram “The Piccolino” (que era porém muito “sofisticado” para tornar-se moda popular). Aqui duas fotos de um livro meu, já que não é nada fácil encontrar-se boas fotos deste número… Cliquem para ampliar, vale a pena! Ginger já deixando a fase "Muffin face" (o que também aconteceu com Vivien Leigh) e tornando-se bonita e sofisticada!



Mas todos estes números eram números «de Fred». Ginger era sua «acompanhante» (o coreógrafo Hermes Pan – muito consciente das limitações de Ginger em termos de dança – limitou, ainda mais do que necessário, a movimentação de Ginger nos primeiros trabalhos em conjunto).

Finalmente um dia, em «Carefree», 1938 (um filme adorado e venerado na Espanha!), Ginger dominou não só um número («The Yam») como TODO o filme. Ela está ótima. Toda soltinha, esfuziante, deliciosa e cheia de energia!



Sim, os dias “verdes” como atriz já tinham passado e em dois anos ela ganharia o Oscar como “Kitty Foyle”. Época na qual sua carreira destacou-se em Hollywood e a de Fred estagnou, quase por uma década…



Aqui, esta delícia chamada “The Yam” (na realidade “Inhame”… imaginem só em portugues: “Oi bem, vamos dançar o “Inhame”?). Divirtam-se! Sim, Ginger and Yam (Gengibre e Inhame) combinam, e muito!

">

E, se voces querem ler o melhor livro, com as estórias mais engraçadas e simpáticas sobre esta linda dupla (que se odiava mútuamente, na realidade), aqui uma dica… Uma maravilha de livro… Está na minha estante!

Nenhum comentário: