quarta-feira, 24 de março de 2010

23.03.2010: O "Musikverein", os Meninos Cantores de Viena , "Carmina Burana" e "A Noite" de Schubert

O „Musikverein“ em Viena é conhecido mundialmente desde que o Concerto de Ano-Novo (no dia 1.1. às 11.00 hs da manha) com a Filarmonica de Viena é televisionado e emitido para quase todo o mundo (lembro-me de que, ainda criança, assistíamos empolgadíssimos no Brasil este evento).
Em si, o Musikverein é muito mais do que uma linda sala para Concertos que “respira história”.
É um Templo para a Música com uma grande acústica (e péssimos assentos)!

Neste “Templo” já tive oportunidades de assistir grandes mestres, mágicos “Sacerdotes” da Arte como Riccardo Mutti, Nikolaus Harnoncourt, Herbert von Karajan, Lorin Maazel, Claudio Abbado e ouvir grandes vozes como Agnes Baltsa e Christa Ludwig (num dos melhores e mais inesquecíveis concertos que presenciei até hoje).
Todo ano, como já uma vez descrevi aqui, assisto na TV também o Concerto de Ano-Novo e vejo na segunda fila do lado esquerdo meu primo, Hubert Kroisamer, um dos primeiros violinistas da Filarmonica e (todo ano) penso que deveria ligar para ele…

♫ Ontem tive a oportunidade de assistir lá um memorável recital dos Meninos Cantores de Viena (Wiener Sängerknabben). Como sempre as vozes angelicais destes meninos nos fazem sonhar, nos levam em longas viagens musicais para distantes terras, nos enchem de esperança e nos trazem felicidade, conforto, harmonia. Como pensei em Mamãe (e em papai), que se lembra até hoje tão vívidamente de uma apresentação dos "Meninos Cantores" (da época) no Rio nos anos 50...♪

♪ Surpreendido fiquei com uma escolha musical feita para eles já que num dos “Encores” cantaram “Stormy Weather”. ♫ Uma maravilha. Lena Horne teria gostado!

Durante o recital, ocorreu-ne um pensamento curioso: estas vozes representam ainda umas das melhores coisas que temos neste país… Elas aindam representam a Austria e sua forma de pensar… Uma Austria que também, pouco a pouco, está desaparecendo. Literalmente se desintegrando culturalmente como a maioria dos países europeus (A globalização não dá chance a ninguém, não permite manter suas características).

Que incrível exemplo devem ter sido estas vozes (puras e de paz) quando a Austria, em 1938, foi anexada à Alemanha, desapareceu do mapa (pois como “estado” alemão passou a pertencer ao “III Reich” e chamar-se “Ostmark”) e neste país não mais ouvia-se muito música no rádio porém altas e barulhentas ameaças alemãs.

A apresentação, a noite de ontem foi dividida com dois outros corais: um coral da China e um outro de Viena.

♫ No final os tres corais reuníram-se em cena (mais ou menos 130 vozes) para cantar “Carmina Burana”. Interessante como os “Meninos Cantores” tomaram o lugar dos sopranos (que faltavam um pouco no coro de Viena) dando toda uma nota especial à música. Como sempre “O Fortuna” é repleto de grande emoção. E no lugar muito privilegiadíssimo onde estávamos sentados, a maravilhosa acústica do Musikverein contribuiu ainda mais para que apreciássemos tanto o espetáculo, a noite… ♪

A música me fez viajar longe. Pensamentos, Sonhos, Lembranças. Como dizia Karen Blixen? "O viajante da mente precisa de pouca bagagem... "!
Peguei-me até “sonhando acordado”, relembrando-me de como uma vez, já há muitos anos, dancei em “In Taberna”, também de “Carmina”!
Roda Fortunae…
♫ ♪

E para quen nunca ouviu os "Sängerkanbben", um gostinho só... "Die Nacht" (A Noite) de Schubert...
">

Entendem agora porque adoro viver na Austria?

Nenhum comentário: