domingo, 26 de julho de 2009

Song of Love, Clara Schumann, Hepburn, Piano Concerto de Liszt, dublagens...



“Song of Love” (Clarence Brown, 1947): uma biografia da MGM que tomou muitíssimas liberdades com as vidas de Robert & Clara (née Wieck) Schumann, Franz Liszt e Johannes Brahms… Mas o que importa? A MGM no seu período de explendor total podia dar-se a este luxo… Como era o Slogan? More Stars than there are in Heaven
Agora não esqueçamos uma coisa maravilhosa deste criticadíssimo filme: Reparem na cena de abertura a precisão da interpretação de Katherine Hepburn, que apesar de não estar realmente tocando, está perfeita… Até nisto esta mulher era maravilhosa… Tertúlias voltará a comentar mais Kate… realmente um grande “lapso” não ter-se “tertuliado” mais sobre Hepburn!
Minha mãe, que tocou muito bem o piano, e eu, apesar de já ter-mos revisto esta cena dezenas de vezes, sempre ficamos boquiabertos e sempre chegamos à mesma conclusão: Kate não tocou mas além de ter sido soberbamente treinada, tinha grandes noções do piano… o que era natural antigamente, pois tocar um instrumento fazia parte da educação… Those sure were the good ol’ days! E que bom fazer justiça ao talento de Clara Wieck assim! Aqui Kate na abertura do filme num (cortado porém magnífico) Piano Concerto de Liszt (ele só escreveu dois, nao é verdade?) e em “Träumerei” de Schumann (Ninguém jamais diga que esta pequena composição de Schumann é fácil… sim, técnicamente é, mas trazer à superfície toda esta emoção… a emoção que Schumann sempre conseguiu passar, a emoção e a compreensão sobre as “coisas pequenas e simples” da vida… como amar, ser fiel, ser sincero… Oh Robert Schumann! Abençoado seja por todo este talento e por toda sua obra!). Reparem na iluminação à gás no proscenio! (E para voltar-mos ao tema "tomar liberdades": este Concerto de Liszt que Clara está tocando em 1839 só foi composto em 1849... Mas quem se importa????).

Katherine Hepburn como Clara, Paul Henreid (austríaco, ator de “Casablanca”, Victor Lazlo, lembram?) como Robert Schumann.

Dedico, neste domigo tranquilo, esta postagem à minha querida Mãe, apreciadora de Música!
">

Nenhum comentário: