domingo, 19 de julho de 2009

Rita Cansino - Put the Blame on Mame!!!!! (or on Elizabeth Arden?)


Quem se lembra de Gilda? Dona Sol? Terpsícore?????

Rita Hayworth nunca foi uma perfeita bailarina – nem cantora (sempre foi dublada), nem atriz... mas foi um dos primeiros exemplos do que o “Marketing” de Hollywood conseguia…
Sim, (Marga)Rita Cansino, uma jovem metade americana, metade mexicana, meio gordinha (bem gordinha por sinal) apareceu no cinema no meio dos anos 30 (sua mãe era irma da mãe de Ginger Rogers… elas eram primas!), trabalhou em terríveis filmes (até num “Charlie Chan”, lembram?). Aqui uma cena de um esquecível filme de 1935... 5 anos antes dela ter conquistado Hollywood com sua "Dona Sol" de "Sangue e Areia" que baguncou as vidas de Tyrone Power e da (doce) Linda Darnell...
">

e depois com ajuda de uma fortíssima eletrólise (que lhe tirou dois centimetros de cabelos latinos da “curta” testa mexicana) tansformou-se com muita ajuda de “Elizabeth Arden” numa ruiva “irlandesa” bem de acordo com o Technicolor da época….

Gostaria de saber em que língua sonhava... em que língua pensava.... Castellano? Ingles?

Como chamou-se seu primeiro filme importante? “Strawberry Blonde”.
Bem, um processo bem menos doloroso (ou ridículo) do que o de Michael Jackson... e esta "morena" transformou-se na (como a chamaram na época) "Sex Godess" dos anos 40. Ruiva, branquíssima... Gilda, Dona sol, Terpsícore... e até Salomé!!!!! (Num dos mais ridículos filmes até hoje feitos em Hollywood!)

">
Depois, durante seus apaixonados anos com Orson Welles, ela ainda transformou-se numa loira de cabelos curtos em “Lady from Shanghai”.

… e não foi durante a filmagem deste filme que um pobre maquiador disse: Parem, parem, Miss Hayworth está suando !!!!!!!!!! E Orson, o apaixonado Orson, disse irritado (antes de despedir o pobre maquiador):

“Um momento por favor:

CAVALOS suam,

SERES HUMANOS transpiram…

MISS HAYWORTH “fulgura”!”


E agora eu pergunto, amor, amar não é lindo?????????



Nenhum comentário: