
Roxie Hart (1942) vs. Chicago (1975) -
cada um de sua forma um clássico!
“Roxie Hart” é um filme engracadíssimo da 20th Century Fox de 1942, baseado num filme mudo de 1927 chamado “Chicago” que por sua vez foi baseado numa peca de teatro de Maurine Dallas Watkins; uma repórter que encontrou sua inspiracao “literária” em dois processos “da vida real” que ela cubriu nos anos 20 para o “Chicago Tribune”.
O roteiro de Nunnaly Johnson concentra-se numa frustrada “showgirl” que confessa um assassinato em Chicago, esperando assim receber bastante publicidade para ajudar sua medíocre carreira em “show-business”. No final da estória: uma parábola bem “negra” sobre o sistema de justica americano.
O elenco é liderado por uma vulgarérrima e incrívelmente diferente Ginger Rogers de cabelo escuro, exatamente na melhor fase de sua carreira (tinha-se já separado de Fred Astaire e recebido o Oscar em 1940 por sua “Kitty Foyle”, um filme polemico para a época por tratar da problemática de uma mae-solteira). Sua “Roxie” é realmente fenomenal: vulgar, faladora, safada, mentirosa, sexy... O elenco secundário conta com o chatérrimo Adolphe Menjou, George Montgomery e a simpatissíssima Spring Byington – outra daquelas maravilhosas “supporting actresses” dos anos 40!


Esta “extravanza” musical é bem mais “ousadamente sexy” do que o original – mas esta é uma qualidade “Fosseana” repetida várias vezes (“Cabaret”, ”Pippin”, “Dancin’ ”, “All that jazz”... ) durante sua magnífica carreira de diretor e coreógrafo no teatro e no cinema: ele era exageradamente sexista!

O filme para mim nao merece ser mencionado – as duas atrizes principais estavam completamente erradas para os papéis e por isto nao conseguiram dar a dimensao apropriada para Roxie e Velma – duas delícias para serem interpretadas. Além do mais, muito jovens...
Em sua biografia Ginger Rogers conta que conversando com Gwen Verdon, depois de uma apresentacao desta em “Chicago” na Broadway, ela comentou que “infelizmente nao tenho um número de sapateado como o seu nas escadas de metal”. Just for the record.
Gwen e Fosse já se foram há muito tempo, mas continuarao eternos para o mundo do musical!
Nenhum comentário:
Postar um comentário