terça-feira, 8 de abril de 2008

Mafalda, mas que saudades de voce!


É verdade: saudades de Mafalda e de seus amiguinhos... Manolito, o filho da dono da "venda", a baixinha, ínfima Libertad (tao pequenina quanto o nível de vida), Susanita, que só pensava em casar-se... e vários outros!

Criada pelo argentino Quino Mafalda foi traduzida para vários idiomas...

Como alguém poderia esquecer Mafalda e sua luta diária contra a sopa que que era obrigada à comer? e como sentia-se traída porque seu irmaozinha adorava "sopita, sopita!"
Ou a forma como era "fa", uma verdadeira "macaca de auditório" do "pájaro loco" (que eu até hoje creio ser o "Picapau" - Woody Woodpecker!)?

Mafalda é uma grande heroína para minha geracao... politizada, consciente, engajada e, além de tudo, simpatissíssima e engracada!!! Na Argentina no momento ela foi "redescoberta" e um pouco "industrializada": existem dvds dela, inclusive quadrinhos em cores... será que ela gostaria disso?
"Nascida" em 1964, a querida Mafalda foi a primeira personagem de estórias em quadrinhos que nos falou da guerra do Vietnam, do terceiro mundo, de direitos humanos, dos Beatles, das naves espaciais, do bloqueio norte-americano contra Cuba, do premio Nobel da paz (e o de literatura recusado por Jean-Paul Sartre), das maes solteiras, da pílula anti-concepcional, de Woodstock, da pobreza... Alguém pode esquecer quando Mafalda, depois de ouvir as mais horríveis notícias no rádio colocou um Band-aid num globo mundial???? Um momento eterno para os "comics"...

Nenhum comentário: