sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Tap, Tap... Tapioca (Julie Andrews & Thoroughly Modern Millie, 1967)



Tapioca não é nada mais nada menos do que fécula de Mandioca… proveniente do Nordeste do Brasil, ela foi levada para toda a América do Sul e mundo afora pelos portugueses e espanhóis, principalmente para a Asia e Africa…

Muitas vezes confundida com o Sago (sagú), que é original da Nova Guinea, a tapioca também é usada em sopas, doces, taças frias de sobremesas e Pudins… Nas ilhas britanicas e nos U.S.A. a Tapioca é constantemente usada nos maravilhosos pudins feitos com leite e Arrowroot… no Brasil deliciosamente chamada de araruta… proveniente das Américas, estudos arqueológicos nos deram evidencia do cultivo da araruta há mais de 7000 anos… ah… se as baianas e seus tabuleiros soubessem disso…


Semana passada encontrei num supermercado asiático Tapioca e resolvi fazer um “Tapioca pudding” na mais pura tradição inglesa (preparo-me psicológicamente para o meu anual “Plum Pudding” natalino!). As bolinhas de fécula sugaram tanto o leite morno na qual ficaram de molho que acabei com DOIS imensos pudins!

Mas se voces acham que esta é uma tertúlia culinária, muito se enganam…


Em “Thoroughly Modern Millie” (Positivamente Millie, 1967, George Roy Hill), um dos filmes mais deliciosos que conheço e “precursor” de uma onda de “nostalgia” que povoou as telas dos Cinemas dos anos 70, existe uma animadíssima cena dedicada à Tapioca…


“Jimmy” (interpretado pelo seríssimo ator britanico James Fox) quer dar um nome para uma nova dança que está querendo criar numa festinha dum pensionato de moças… pergunta a Millie (positivamente darling, Julie Andrews, maravilhosa na última chance que teve de fazer uma “ingénue”) o que comeu de jantar…

Não ficando muito contente com a perspectiva de chamar sua dança nem de "Franks" e nem de “Sauerkraut”(por razões bem óbvias… ) pergunta a Millie “O que mais?”. Com sua resposta “Tapioca pudding” sua inspiração é aguçada e se completa... Viva!!!!


Ele transforma esta fécula de Mandioca num delicioso, divertido, animadíssimo número de sapateado… “de lambuja” em papéis secundários Mary Tyler Moore e a maravilhosa, legendária Beatrice Lillie como Mrs. Meers... a dona do hotel que vende suas hóspedes como escravas brancas – mais sobre Bea Lillie outra vez!


Tap, Tap, Tapioca everybody!


I simply adore it!


Nenhum comentário: