domingo, 30 de junho de 2013

Liv Ullmann, um dos rostos mais expressivos da sétima Arte...


Liv Ullmann não é uma atriz que «prime» pelo fato der bonita ou extremamente atraente… Na realidade ela está muito longe disso mas é tão atriz, possui um talento tão imenso, que transforma-se numa mulher bonita quando quer, quando o papel exige… Como aqui…


Esta cena de “Gritos e Sussurros” de Bergman (1972) na época muito me impressionou e ficou quase como que preservada, embalsamada nos seus mínimos detalhes dentro da minha memória…
Ao reve-la, há pouco tempo, gostei ainda mais dela.
Ahhh, aqueles conhecidos fenomenos pelos quais vivemos com o «passar dos anos».
Como é bom, revigorante este “entender” tudo de uma outra perspectiva, porque nós somos outros e vemos as coisas de um outro angulo… Os anos e a maturidade nos dão isso… Os filmes, os livros, os quadros, a música são ainda os mesmos mas nós os «vivemos» de uma outra forma…

Para finalizar esta curta tertúlia não posso deixar de mencionar o fantástico, expressivo rosto de Liv. No puro sentido da expressão: ela parece estar fazendo amor com a camera. Magnífica!
Aqui a vemos emoldurada pelo talento de Erland Josephson, pela sublime direção e maestria de Ingmar Bergman e pela inigualável, genial fotografia de Sven Nykvist.
Momento cinematográfico perfeito…

Sim... repito: Liv Ullmann não é uma atriz que «prime» pelo fato der bonita ou extremamente atraente… Na realidade ela está muito longe disso mas é tão atriz, possui um talento tão imenso, que transforma-se numa mulher bonita quando quer, quando o papel exige… Como aqui…

Nenhum comentário: