sábado, 23 de fevereiro de 2013

Tchaikovsky's PDD

Anna Sobeshchanskaya, prima Ballerina do Bolshoi que foi escalada para a quarta apresentação de “O Lago dos Cisnes” em Moscou em 1877, pediu a Tchaikovsky material adicional para o terceiro ato… ou melhor, para “enriquecer” sua Odille (O cisne negro). Pjotr Iljitsch rápidamente compos um novo „número“...



Mas esta é só uma versão da estória… Nada é realmente tão fácil na vida…

Conta-se de forma mais complexa e apurada que Mme. Sobeshchanskaya estava muito insegura com a crítica que a coreografia original (de Julius Reisinger) havia recebido… (“As danças de Monsieur Reisinger são extremamente fracas… Incoerentes oscilações e balanços que continuam ao longo de quatro horas… isto não é uma tortura ? O corpo de baile fica todo o tempo saltitando no mesmo lugar, acenando os braços como as ventoinhas de um moinho enquanto os solistas pulam pelo palco usando passos dignos de ginástica”) e para “salvar” o Ballet foi para St. Petersburg pedir ajuda do ilustre coreógrafo Marius Petipa.

Ela pediu que cria-se um novo pas de Deux para o terceiro ato, o que Petipa fez.
Porém com música de Ludwig Minkus, o que deixou Tchaikovsky mais do que furioso.
Ele finalmente concordou em compor o pas de Deux, mas teve que se limitar e usar barra por barra, segur nota por nota como no original de Minkus para que a coreografia de Petipa pudesse ser preservada…

Sobeshchanskaya ficou tão encantada com o resultado que pediu a Pjotr Iljitsch que criasse ainda mais uma variação adicional e é esta a versão completa que conhecemos hoje em dia…

Como a composicão não era parte original do “Lago” e não foi publicada com o resto da partitura, foi esquecida por mais de 70 anos… sendo reencontrada nos arquivos do Bolshoi sómente em 1953.

Uma pena, de certa forma... porém…

Do outro lado do oceano mas informadíssimo sobre tudo o que se passava no mundo do Ballet na União soviética, Mr. B. (George Balanchine) pediu (e conseguiu) a permissão de usá-lo para sua própria coreografia para o New York City Ballet, que estreiou no City Center of Music and Drama em 29 de Março de 1960.



Tchaikovsky’s Pas de Deux foi descrito na época de sua Premiére como "an eight-minute display of ballet bravura and technique" (uma exibição de oito minutos de coragem e técnica de Ballet).

Aqui a eterna Patricia MacBride (apesar de muito esquecida hoje em dia por gerações mais jovens, um grande exemplo da bailarina “Balanchineana” em épocas nas quais não só a técnica contava... uma bela bailarina, de muita personalidade!) e Mikhail Baryshnikov num video que, até então, me era completamente desconhecido. Que grande prazer encontrá-lo! (apesar de TPDD não pertencer aos meus prediletos... )

Nenhum comentário: