sábado, 14 de julho de 2012

150 anos de Klimt: Happy Birthday Gustav, "vizinho"!


O dia 14 de julho é o feriado nacional de França – a Queda da Bastilha – mas este ano, o dia de hoje está sendo muitíssimo celebrado na Austria, em Viena…

Há exatamente 150 anos nasceu "nosso" Gustav Klimt


Claro que não necessito contar a voces como este ano tem sido celebrado – atraíndo um número “record” de turistas para Viena – com exposições, eventos e (pasmem!) até com um espetáculo chamado “Klimt – the Musical” (que pobreza!).

Eu vivo há mais ou menos 40 metros do que foi sua última moradia e Atelier – a conhecida «Klimt Villa», que se encontra há mais ou menos dez minutos a pé da última moradia e Atelier de (para mim o maior pintor austríaco) Egon Schiele

Passo todo dia por ela quando vou para o trabalho, ao supermercado, ao banco, à farmácia, à lavanderia, à florista… sim 40 metros só de distancia daqui, de onde escrevo estas linhas neste dia chuvoso…

Já há muitos anos se discute o “futuro” desta casa… Interessados até se apresentaram para propor destruí-la e construir em seu lugar um condomínio. Outros queriam o terreno para fazer um Centro Comercial…

Para nossa (grande) sorte a prefeitura de Viena ganhou e resolveu restaurar este lugar, este patrimonio histórico da nossa cidade, da Austria, do Mundo, de todos nós…



Desde 2010 esta “Villa” está sendo reformada (fotos acima do verão passdo): o telhado adicional que não era do projeto original foi retirado, uma cúpula de cobre de uma pequena torre foi recolocada, sua cor original foi readquirida e por aí vai a lista… Um projeto fascinante de quase um milhão de Euros que recolocou a “Klimt Villa” no seu estado original, sem cortar as frondosas árvores que a involvem, sem acabar com seus jardins.

Está da mesma foma como quando o grande mestre aqui viveu, aqui pintou, aqui morreu…


(acima o telhado que foi acrescentado e a cor com a qual foi pintada nos anos 40, época na qual a Austria estava "ocupada"... )


Por convite de “Hietzing” (meu bairro, o “Enrodissement” XIII de Viena, lugar ode também se encontra o palácio Imperial Schönbrunn) passamos hoje por lá para um tacinha de Champagne, para celebrar os 150 anos de Gustav e para ver mais de perto a semi-conclusão do projeto (O espaço só será reaberto para o público no outono, ou seja... mais um "furo sensacional" das "Tertúlias"... ha ha ha!).

Uma grande pena que chovia… Sempre fico triste pelas pessoas que organizam tudo quando o tempo não colabora... Uma grande pena…




Mesmo assim foi um lindo momento…


Pessoas interessantes, boa comida e, apesar da chuva, uma atmosfera gostosa celebrando uma causa pela qual nosso bairro tanto lutou!

Klimt teria gostado disso…

As Tertúlias gostaram… e como...


Happy Bithday, Gustav Klimt, "vizinho"! (P.S. Acima no seu jardim olhando uma cazinha do terreno - onde hoje em dia existe uma intituição do Estado com programas de terapia artística para excepcionais... só há 40 metros daqui, de onde escrevo estas linhas neste dia chuvoso!)

Klimt - o "responsável" pelo "beijo que mudou o mundo"!!!!!!

Nenhum comentário: