quarta-feira, 11 de julho de 2012

Moira Shearer: The Story of three Loves/ A estória de tres Amores (MGM 1953) e ....como uma estória leva à outra...



Tres “estórias” de amor, não conectadas entre elas…

Magnífico “Cast” liderado por Leslie Caron, Ethel Barrymore, Farley Granger, Zsa Zsa Gabor, Pier Angeli, Kirk Douglas e, na minha parte predileta: a tremenda Agnes Moorehead, o maravilhoso James Mason (para mim a voz mais linda que o Cinema já teve) e a encantadora, etérea Moira Shearer.

Shearer é, no primeiro espisódio do filme, uma bailarina de muito talento (como poderia ser de outra forma?), chamada Paula, que não sabe viver sem o Ballet apesar do fato de um problema cardiaco transformar o Ballet – o que mais ama em sua vida – no seu maior inimigo.

Ela não sabe viver sem dançar, mas dançar significa não mais poder viver… Ah, Hollywood e seus enredos…

Por incrível que pareça este filme “popularizou” a “Rapsódia sobre um Tema de Paganini” (Rachmaninoff) de tal forma nos U.S.A. que em 1953 ela ocupou o primeiro lugar nas “Charts” musicais! Grande tarefa e desempenho para um “filminho” que não foi grande sucesso e que hoje em dia está totalmente esquecido! Alguém ainda se lembra dele?

Moira, melhor conhecida para o Mundo da sétima Arte por sua atuação (Vicky) em “The red Shoes” e como uma das vítimas no doentio “Peeping Tom”, encanta como Paula. Considero suas maravilhosas linhas extremamente atuais e, na realidade, muito diferentes de suas contemporaneas (na época).


Ela tem uma aura eterna ao seu redor… sim, uma aura… de eternidade!
Braços eternos que envolvem todo um mundo...

Pena ter deixado o Ballet tão cedo… Ela escolheu a família... mas como tantas outras "Paulas", "Vicky's" e "Moiras" poderia nos ter regalado...

No pequeno mundo do Ballet britanico Moira era, carinhosamente, chamada de "The Unicorn"... O porque não sei...
Mas ela de certa forma me faz lembrar aquelas lindas figurinhas de Unicórnios criadas por Walt Disney para a "Pastoral" de Beethoven em "Fantasia"...









Moira se foi em Fevereiro de 2006, época muito dificil de minha vida que eu passava num hospital.

Lembrei-me neste segundo, exatamente agora, que havia guardado um recorte sobre sua morte dentro de um livro... The portrait of a Lady de Henry James (um daqueles volumes que a gente só "toma coragem" de ler quando se sabe que estará por muito tempo "fora de transito"... memórias... ).

O recorte estava, como pensei, exatamente lá... e agora volta para lá...

Quem sabe um dia alguém se pergunte o porque de eu te-lo guardado naquele especial livro e se o problema cardíaco de "Paula" teve alguma influencia nisso...

Mas assistam o segundo vídeo... Be my guests!

Nenhum comentário: