quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Getting to know you: do "Petit Prince" à música de Rodgers e Hammerstein...

Voces se lembram como o pequeno Príncipe e a rapozinha se conheceram aos poucos?
Bem devagarzinho?

Jamais esquecerei a delicadeza dos sentimentos expressados por Saint-Exupéry nesta passagem do famoso livro… « Cativa-me » disse a rapozinha… lembram?

Os grandes Richard Rodgers e Oscar Hammerstein usaram esse mesmo tema em dois de seus melhores trabalhos.

Em « The Sound of Music » (1959) eles colocaram este « cativar » e « se conhecer aos poucos » na cena em que Maria canta para as crianças “My favourite Things”. Nesta ela “se expõe” completamente para elas contado de suas preferências… Sejam elas « Schnitzel with Noodles » ou poéticamente os “silver white Winters that melt into Springs” .


Julie Andrews comentou uma vez num documentário que o filmar dessa cena (1965, A Noviça rebelde) foi o momento em que conheceu realmente pela primeira vez os meninos com quem iria trabalhar por muitos meses… E a própria canção ajudou a cementar o que se transformaria numa amizade para toda a vida…


Em “The King and I” (originalmente de 1951) Deborah Kerr (no filme de 1957) tem uma postura mais direta e coloca logo a sugestão de “Getting to know you” no ar; como uma expectativa para esta “aula”.


Ela resume toda esta “viagem do conhecer-se, cativar-se” em duas simples frases (musicais).

Getting to know you,
Getting to know all about you.
Getting to like you,
Getting to hope you like me

e em

Haven't you noticed
Suddenly I'm bright and breezy?
Because of all the beautiful and new
Things I'm learning about you
Day .. by ... day…



E foi um pouco assim durante nossas férias na Tailândia – principalmente no hotel de Koh Samui onde ficamos os últimos dez dias.

O Staff sempre gentil, atencioso e sorridente, mas corretamente “com uma certa distância”, foi nos conhecendo “day by day”, peu à peu... da mesma forma que fomos lhe conhecendo e nos abrindo aos poucos, eles foram cada vez mais se abrindo para nós…
até o ponto da nossa despedida ter sido triste – lágrimas inclusive.

Não é mais, hoje em dia, “normal” conhecer-se pessoas que em questão de dias se transformam, por causa de sua educação, meiguice, carinho e energia em amigos. ´
Mesmo se nunca mais nor ver-mos, somos amigos para a vida! Eles tem seu lugar nos nossos corações!

Estamos falando, queridos Tertulianos de pessoas não privilegiadas financeiramente, pessoas que nada possuem, que tem € 50 por mes de salário e que mesmo assim quizeram nos dar um presente de despedida… pode coisa mais querida? Sim isso ainda existe… e neste mundo que é cheio de maldades, fofocas, calúnias, como foi “refrescante” voltar à “minha” Tailandia este outono…

Estamos falando, amigos Tertulianos, de pessoas que levam dentro de si a filosofia do Budismo – não falo de religião e sim de filosofia… Filosofia esta enraizada e “cementada” dentro da alma tailandesa, Que beleza!
Ahhhh, voces nem imaginam como esta viagem, espiritualmente, me fez bem!

A vida pode realmente ser um Obra de Arte!

Ao "Silavadee Pool & Spa Resort" o nosso grande agradecimento (e realmente recomendo este Boutique Hotel)!

And our Thanks and love to our Friends Anny, Aon, A, Pui, Sao, Golf, Tum, Nong and Vorn!

Kop-Khun-Krap & Sawadee-Krap!

Nenhum comentário: