domingo, 6 de fevereiro de 2011

Isabella (1931 - 2011)



Faleceu na quarta-feira passada (2.2.2011) a atriz Isabella depois de uma longa luta com um cancer de mama.
Isabella trabalhou intensamente no Cinema Brasileiro nos anos 60 deixando sua marca “especial” em filmes como “O Desafio” e “Capitú”.

Sua luta foi muito forte, ela agora descansou.

Isa viveu muitos anos com meu primo, o cineasta Carlos Frederico e apesar de não te-la visto nos últimos 10 anos, guardo muitas memórias dela.

Que Deus a tenha em toda sua graça.

Citando Hildergard Angel: “Nos anos 60, Isabella deixou sua marca definitiva ao interpretar a mais enigmática personagem feminina brasileira, a Capitu de Machado de Assis, no filme de Paulo Cezar Saraceni. Até hoje, ela é reverenciada por seus colegas atores, diretores e críticos pela soberba interpretação da personagem... “

Parte de sua Filmografia:

- Cinco Vezes Favela(1962), episódio de Marcos Farias;
- Os Apavorados (1962), de Ismar Porto;
- O Desafio (1965), de Paulo César Saraceni;
- Proezas de Satanás na Vila do Leva e Traz (1967), Paulo Gil Soares;
- Capitu (1968), de Paulo César Saraceni;
- Pedro Diabo ama Rosa Meia-Noite (1969), de Miguel Faria Jr.;
- O Bravo Guerreiro (1969), de Gustavo Dahl;
- A Cama ao Alcance de Todos (1969), de Daniel Filho e Alberto Salvá;
- Barão Olavo, O Horrível (1970), de Júlio Bressane;
- Lúcia McCartney, Uma Garota de Programa (1971), de David Neves;
- A Possuída dos Mil Demônios (1971), de Carlos Frederico;
- As Quatro Chaves Mágicas (1971), de Alberto Salvá (pelo qual recebeu o premio "Coruja de Ouro");
- A Lira do Delírio (1978), de Walter Lima Jr.;
- Lerfá Mú (1979), de Carlos Frederico Rodrigues;
- Parceiros da Aventura (1980), de José Medeiros;
- O Mundo a Seus Pés (1987), curta de Carlos Frederico.

Ela contou-me o seguinte "episódio" que gostaria de relembrar aqui com voces: Quando "O Desafio" foi para o Festival de Cannes em 1966, vários atores (e Sarraceni) compareceram e Isa, como atriz principal do filme, óbviamente também. Estava porém, em suas próprias palavras, completamente "dura" e nao tinha como comprar um guarda-roupa novo.
Criativa como sempre teve a seguinte idéia: mandou cortar de chitas e rendas vários "Tops" (de barriguinha de fora), saias, encheu-se de balangandas e fez o genero "Bahiana estilizada" (detalhe, ela era baiana de "Mundo Novo").
Sensacional! Causou furor! Senao me engano acho que saiu até em "Elle".
Como a emergencia faz o mestre, nao? E como o brasileiro é mestre nisso...

Acho nesta mesma "leva" de atores brasileiros em Cannes estava também Maria Lucia Dahl. Vi uma vez uma foto...
Abaixo duas fotos de Cannes que considero charmosíssimas.





Aqui acabo minha pequena homenagem - ela uma vez me parabenizou pelos meus "escritos" (suas palavras) aqui. Acho que "Isans" vai gostar de ser parte das "Tertúlias" e de estar em tão boa companhia.

Nenhum comentário: