terça-feira, 17 de agosto de 2010

Juarez Machado e a "delicadeza" dos nossos tempos...

Só uns trinta e poucos anos e esta charge do magnífico e perspicaz Juarez Machado perdeu toda sua atualidade… Lembro-me tão bem como a admiramos na época pois ele fazia a perfeita cronica dos nossos tempos…

Cliquem nela para ampliá-la!

E hoje?
A imagem à frente da televisão seria considerada uma coisa até positiva, uma maravilha na verdade: vi nos últimos tempos apartamentos que abrigam um número reduzido de pessoas (não posso chamá-los de lares - num lar existe mais... ) onde um se senta na cozinha ou na sala à frente da TV, o outro à frente do computador, tentando viver sua vida desesperadamante dentro de diversos filmes e, ainda por cima, num outro quarto! Ninguém "divide" nada. De conversas ou até «jantar juntos» nem menção… Isto é morar junto?

Por que tempos estamos passando: uma completa falta de classe, delicadeza, nível, “finesse”…

Juarez, voce deveria fazer uma continuação à esta charge… talvez com pessoas em diferentes comodos como mencionado acima mas cada um com um jantar aquecido no micro-ondas em frente de si? (outro “símbolo” da cultura atual que presenciei).

Viva a forma que temos aqui em casa de ainda ser-mos antiquados e nos reunir para conversar e rir, pensar e refletir juntos durante as refeições! É um costume que não quero perder.

Sabem do que? Confesso que sou ainda bem mais "fã" dos (chamados "cafonas") "Waltons" do que um de "Ugly Betty" já que dou valor à total não-existencia de superficialidade. Adoro a simplicidade e a honestidade de não ser superficial.

Dá muito trabalho pensar-se assim, sei, implica numa série de obrigações consigo mesmo - como ter que "varrer" de vez em quando o quarto das supostas "amizades" - mas vale a pena! Como vale!
Quando a casa fica "limpa" - Nossa - como a gente se sente bem! Conhecem esta sensação?

O quarto das supostas "amizades" foi varrido no final-de-semana... Desta vez joguei na lata do lixo uma das invejosas... daquelas que já incomodavam há muitos anos. Uma que eu já havia jogado fora uma vez mas por pena salvei da lixeira e guardei de novo. Já estava agora quase pregando para sempre no solo mas com muita ajuda consegui me livrar desta horrível mancha. Nada melhor do que o detergente chamado "verdade" nestes casos.
Está tudo reluzindo de novo!

Como estou feliz hoje. Me sinto bem.

Nenhum comentário: