sábado, 14 de agosto de 2010

REMEMBERING: Dame Antoinette Sibley



Nunca a vi dançar num palco e o que conheço de seu trabalho são só fragmentos de uma longa, rica carreira. Acho que o único ballet completo que assisti com ela foi “Manon” (aliás, magnífico!). Não, não, mentira… estou equivocado: Também tenho “Cinderella”.
Eu a admiro e também me pergunto o porque dela ser tão esquecida... Ela nunca é mencionada...



Lembro-me de ter ficado muito impressionado com sua “Giselle” ao lado de Baryshnikov em “The turning Point” e de ter-me deliciado com as fotos de um livro sobre sua “partnership” com Anthony Dowell (Na casa de uma amiga, também bailarina, no Flamengo: Cristina Coelho. Será que este livro ainda existe?).
Eles devem ter sido magníficos dançando juntos.





Suas linhas, seu arabesque… tão ingleses! Tão Royal Ballet (para o qual ela entrou em 1956 para tornar-se solista em 1960)!
Minha tia, que viveu anos em Londres, sempre falava sobre sua "Titania" em "The Dream", trabalho este baseado em "Sonho de uma Noite de Verão" de Shakespeare. Que sorte teve em poder assistí-la ao lado de Dowell como "Oberon" (foto abaixo).



Antoinette completou, ano passado 70 anos. Para mim ela continuará para sempre esta imagem que vejo aqui! Não é à toa que, depois da "era" Fonteyn, Antoinette tornou-se a mais querida, melhor, a mais popular bailarina, do Royal Ballet


Uma bailarina que comunicava inteligencia e «finesse» através de sua arte!

Aqui 5 vídeos dos ensaios de "The Dream". Fabulosos...

">

">

">

">

">

Nenhum comentário: