terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dos Quindis à TV Tupy... via "God knows where"...

Organizei um almocinho no ultimo sábado. Nada de especial, só alguns amigos e uma comidinha simples. Desta vez resolvi fazer “aquela comidinha brasileira do interior” da qual tanto gosto… estas reunioes aqui em casa sao as chamadas "representacoes diplomáticas do Ricardo" pois tento que se veja o Brasil sob outro enfoque... nem via Escola-de-Samba nem via Caipirinha & Feijoada... Tantas outras coisas para se mostrar...

Mas também nada de receitas difíceis, rebuscadas ou chiques… desta vez tivemos só galinhas de forno, creme-de-milho verde, aipins fritos com manteiga, uma boa salada verde com coentros (sou louco por eles!) e de sobremesa um bolinho de laranja (“lighter than air!”) e uns quindins…



Os quindins me lembraram a música de Ary Barroso.



Esta me lembrou as inúmeras gravações… de cantores já esquecidos
como Lana Bittencourt,



Cyro Monteiro



e até o “Trio Irakitan”


Mas também lembrou-me de Capas de Discos esquecidas e bastante peculiares… Haja...



Esta capa acima me lembrou que a canção “Os Quindins de Iaiá” (ou Yayá) de Ary Barroso foi também interpretada por uma jovem Aurora Miranda, vestida de “Bahiana” em “Voce já foi à Bahia?” (The Three Caballeros, Walt Disney, 1944)



e que eu um dia lhe escrevi longamente por achar simplesmente o “máximo” que ela tinha a possibilidade de mostrar para os netos que havia dançado e “flertado” não só com o Zé Carioca mas também com o Pato Donald… Ela me contou das semanas e meses de filmagem para esta cena (na realidade uma das primeiras bem sucedidas tentativas de misturar atores ao desenho-animado... e sem computadores, diga-se de passagem!)



e que ela me respondeu, me deu seu telefone para ligar quando estivesse no Rio (liguei e bati um longo papo) e que me enviou uma linda foto sua no México com uma longa dedicatória (que juro não saber hoje em dia aonde se encontra!). E que eu, como Donald, lhe enviei flores…



Lembrei-me que lhe escrevi sobre como esta cena “aqueceu-me” num dia de inverno austríaco, sobre a sua “baihaninha” que eu achei tao brejeira nao disse nada (já que sempre achei-a muito mais sincera – e bem mais “brasileirinha” - do que Carmen) e lembrei-me de sua longa carta de resposta...

">

Tudo isto me lembrou que Aurora tentou uma carreira que não deu certo nos Estados Unidos… numa série de filmes nos quais seu nome nem era mencionado, com excessão de “Phantom Lady”, um clássico do “Film Noir”, no qual é uma cantora de Boite, num pequeno papel.



E que isto deve ter acontecido pelo fato de “uma Miranda” já ser suficiente no Cinema.



O que me lembrou que Carmen era bonita quando foi em ’39 para Nova York e um “caco” quando voltou de lá nos anos 50 e também o fato que as “irmãs Miranda” tinham umas figuras meio estranhas… meio “atarracadas”, “socadas”, muito estranhas como mostra a foto delas em Copacabana quando Carmen, doente e depressiva, esteve no Rio…



E lembrei-me que ela ficou na “Princesinha do Mar” com sua linda calçada – que é um símbolo internacional para o Rio (Apesar de calçadas semelhantes em Lisboa, no Rossio e em Manáus, no Largo de Sao Sebastião terem sido construídas bem antes)



e hospedada no “Copacabana Palace”



E que da última vez que estive no Rio, fui com duas queridas amigas ao lançamento de um livro de Lourdes Catão no “Golden Room”, o que me lembrou que tenho que comprar uns livros para levar para Penedo, lugar onde passei minha infancia, para os dias que passarei lá. O que acabou me lembrando que lá comerei certamente muitos cremes-de-milho verde e me deu a sensação de ter dado mil voltas para chegar no mesmo lugar…



Da próxima vez tentarei um “Brainstorming” destes, quem sabe, com outro ingrediente? Que tal o coentro que uso na salada verde? Vamos ver aonde acabaremos…

Ou quem sabe poderíamos fazer disto um novo jogo? A palavra é… (o que me lembra um programa antigo da TV Tupy



o quem me lembra… Chega! Já basta por hoje!)

Nenhum comentário: