sexta-feira, 4 de junho de 2010

Get Happy, Mr.Monotony "ou uma curta estória sobre um terno, dois filmes, duas cenas e um pouco da música americana"

Muitas lendas existem sobre uma inesquecível cena de um „esquecível“ filme chamado „Summer Stock“ (MGM 1950 e no Brasil estranhamente chamado "Casa, comida e carinho”... deveria um dia fazer uma postagem sobre títulos de filmes em portugues... ) na qual Judy Garland interpreta “Get Happy”, outra das inesquecíveis canções de Harold Arlen que ela eternizou nas telas (entre elas “Over the Rainbow” e “The Man that got away”).

Durante toda a filmagem de “Summer Stock” a camera teve que ser muito gentil com Judy. Quando ela entrou no primeiro dia para os ensaios, toda a crew “perdeu a fala”: Nunca Judy havia estado tão gorda!
O diretor (Charles Walters, grande veterano dos musicais) decidiu-se rápidamente. Não tendo à sua disposição nem um bom “script” nem grandes canções ele realmente necessitava de seus dois Astros principais para o sucesso do filme: Judy e Gene Kelly (aqui no seu terceiro filme com ela e irresistívelmente jovem e dinamico, ainda antes de "An american in Paris" e "Singin' in the rain").

Como Judy faria o papel de uma “fazendeira” não importou muito o fato de estar gorda. A produção continuou.
Quando esta foi terminada, passaram-se umas seis semanas até Charles, já editando o filme, notar que uma cena adicional seria necessária para “completar” a trama. Esta cena seria “Get happy”, o seu “canto do cisne” na MGM, ou seja a última que Judy rodaria neste estúdio (ela seria despedida durante seu próximo filme).

Judy foi chamada de volta ao estúdio. E para a surpresa geral ela tinha, no meio tempo, perdido uns 20 quilos!

Este fato não passou desapercebido nem ao público nem aos críticos da época e, por uma "coincidencia", que em breve descobrirão, cogitou-se que esta cena teria sido uma cena não utilizada de um filme anterior - lembrem-se, ela estava magra...

Todos estes interessantes ingredientes misturaram-se à “súbita” despedida de Judy da Metro (seu “lar” por 15 anos) e uma “lenda” nasceu. Na verdade a explicação deste "mistério" é bem simples:
“Get Happy” foi realmente filmada 6 ou 7 semanas depois da produção de “Summer Stock” ter acabado. Como Judy estava de novo magérrima (como esteve durante a época de seu casamento com Minelli) foi decidido rápidamente que ela usaria algo que já havia usado num filme anterior e que havia lhe caído bastante bem. Algo com um "toque especial", algo intemporal, distante da atmosfera do filme. Este “terno” de “Easter Parade” (MGM 1948, “Desfile de Páscoa” com Fred Astaire, Judy, Ann Miller e Peter Lawford) que usara no número “Mr.Monotony” do magnífico Irving Berlin.

O resultado é um magnífico número... que é tão diferente do resto que, mesmo que Judy estivesse gorda, pareceria não pertencer ao filme.

Este “Tuxedo” tornaria-se uma des suas “marcas registradas” no palco (aliás inspirando muita gente… até Dietrich)
e como a cena (vide fotos acima e abaixo) havia sido cortada de “Easter Parade” não haveria problema.

"Mr.Monotony" de "Easter Parade" foi reencontrada há alguns anos nos arquivos da Metro (como eu gostaria de trabalhar lá... ) e usada como um dos mais famosos “Outtakes” da história do Cinema em “That’s Entertaimment III”. "Mr.Monotony", uma canção “propositalmente monótona” de Berlin, que aqui tem uma brilhante, inspirada e elétrica interpretação de Garland. Não sabe-se realmente se o número teria sido editado assim. Quando resolveram cortar o número completo do filme, os cortes estavam definidos, a escolha das cenas não. Se alguém um dia tiver a paciencia recomendo o DVD de “Entertaimment”. Lá, nos "Special features", estão mais ou menos 40 versões da CADA curta sequencia. Impressionante.
Que maravilha reencontrar-se uma jóia assim. Divirtam-se. Como um outro grande talento, Mickey Rooney, disse há pouco tempo: "Judy at the top of her career!" (e falando-se de talento assim: uma vez perguntaram a Fred Astaire que “lugar” ele daria a Mr. Irving Berlin na música Americana… ele respondeu simplesmente: Mr. Berlin É a música Americana!)
">

Nenhum comentário: