domingo, 28 de fevereiro de 2010

Feliz Aniversário, Tertúlias!

Hoje não vou escrever muito. Hoje não quero escrever muito. Quero recordar…



Há exatamente dois anos atrás (e mais de 250 postagens) nasceram as «Tertúlias». Sim, nasceram da simples necessidade que um brasileiro, que vive no estrangeiro há muito tempo, tem: praticar seu próprio idioma. Desde 1981 fora do Brasil, não tenho realmente muitas oportunidades de comunicar-me, expressar-me na minha lingua materna.
Um dia disse à minha mãe ao telefone, comentando um cocktail que dei aqui em casa: “Sabe, em vez de jantar, fiz uma Cocktail-Party e tudo que eu ia trouxendo da cozinha ia formando um Buffet”. Ela disse: “Meu filho, “trouxendo”???? Está na hora de voce voltar a praticar sériamente seu portugues!”.

Uma coisa levou à outra e como diria minha mãe “juntou-se à fome a vontade de comer”: d’um simples exercício idiomático passei para esta plataforma que me ajuda a comunicar algumas coisas que conheço, aprender muitas outras e, o mais importante, dividí-las com tantos. Pessoas queridas, amáveis, gentis e, acima de tudo, generosas… tantos nomes, tantos queridos. Não vou citar nenhum deles, por medo de esquecer alguém. Seria injusto.

Obrigado por mais um ano delicioso. Por todos os momentos que aqueceram meu coração durante o último (e tenebroso) inverno que tivemos aqui. Aqueles momentos em que eu, mesmo muito cansado do trabalho, chegava em casa e abria o computador pessoal… Mensagens que fazem bem – como é bom dividir o que se gosta… « tertuliar » sobre o que se gosta…

Hoje não vou extender-me muito. Não posso. É domingo mas eu estou trabalhando, em casa, num projeto que tenho que apresentar esta semana.

Queria só dizer « Happy Anniversary » para as “Tertúlias” e para todos voces, que contribuem tanto para a existencia deste espaço: Obrigado ! Sem voces as “Tertúlias” não existiriam!

Nenhum comentário: