segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Vamos hoje (sor)rir com Mikhail Baryshnikov?

Push comes to shove (Twyla Tharp, 1975 para o American Ballet Theatre), é um destes Ballets incríveis, demoníacos,inventivos, enlouquecidos, bem-humorados e cheios de alegria, energia e ritmo. Sou um grande fã do trabalho de Tharp.
Este primeiro encontro de Mikhail Baryshnikov, „Misha“, com uma linguagem mais contemporanea de dançar foi imortalizado alguns anos depois nesta filmagem.
Do Cast original (Mikhail Baryshnikov, Martine van Hamel, Marianna Tcherkassky – que também supreendeu - e o magnífico Clark Tippet) só Misha. Van Hammel substituída por Susan Jaffe, Tcherkassky por Elaine Kudo e Tippet por Robert La Fosse, que abandonou cedo o ABT por não aguentar a „pressão“ exercida sobre os Bailarinos. Uma nota: Gelsey Kirkland estava "escalada" para o papel principal mas recusou-se a fazer parte deste Ballet. Tcherkassky teve um grande sucesso no seu lugar.

Depois do „prelúdio“ ao som de um Ragtime (que boa escolha), que introduz a figura masculina central e suas duas bailarinas, como „Vaudevillians“, o Ballet assume quase uma outra linguagem ao som de outro compositor austríaco Haydn – como só Twyla poderia ter usado a musicalidade do Mestre. Este primeiro solo já „delata“ o genio de Twyla e requer uma virtuosidade absurda misturada vezes com uma „casualidade“ tentadora. Fascinante combinação.

Um trabalho longe de ser „convencional“ e nada similar ao resto do repertório do ABT na época, "Push" chocou muito partes do público habituè da época. „Push“ foi coreografado para Mikhail Baryshnikov, então num auge impressionante de sua carreira. Numa daquelas fazes que nos fazia querer que o tempo passa-se mais devagar para poder-mos aproveitar por muitos mais anos a glória deste magnífico Bailarino.

Vamos hoje (sor)rir com Mikhail Baryshnikov?
">
Música Joseph Lamb (Bohemia Rag) e Franz Joseph Haydn (Sinfonia Nr. 82 em C "The Bear")
Coreografia Twyla Tharp
Figurinos Santo Loquasto

Premiere mundial: Uris Theatre, New York, 9/ 1/ 1976

">
Um trabalho coreográfico simplesmente fascinante!

Nenhum comentário: