segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Cruel World: Pas-de-Deux


Julie Kent não é destas bailarinas que me „eletrificam“ com qualquer um de seus trabalhos. Uma linda figura, uma linda técnica, muita emoção… Mas alguma coisa “falta”, na minha opinião, em papéis totalmente clássicos como Odette/Odille, Giselle e até em Le Corsaire.
Alguma coisa, em termos históricos do Ballet parece não estar presente, parece “faltar”.
Difícil expressar um ponto tão subjetivo. Se ela tivesse vindo do New York City Ballet seria mais fácil ter-se uma explicação (A própria Gelsey Kirkland descreveu seus longos estudos e suas lutas para poder dançar papéis clássicos depois de anos de aprendizado com Mr.B.). Mas não. Ela “cresceu” como artista no ABT.
Porém neste Pas-de-Deux de Cruel World ela (e Robert Hill – o Ballet foi criado para ambos) está para mim mais do que maravilhosa! Sim, James Kudelka e seu inspirado « Cruel World ». Que coreografia. Que «soluções» dentro deste Pas-de-Deux (como as inspiradas «soluções» de John Cranko nos seus próprios trabalhos). Há muito, muitos anos recebi este vídeo de N.Y. Hoje o reencontrei no Youttube e espero, caso voces não o conheçam, apresentar mais uma pequena e rara jóia em termos de Dança! Nao vou continuar escrevendo… Estou curioso mesmo é sobre as opinioes de Voces! (Nao deixem-se porém influenciar pela voz de Julie na curta entrevista que procede o Pas-de-Deux. Como voces verão : ela É uma bailarina)
">
Dedico esta postagem à minha querida amiga Cristina Martinelli.

Nenhum comentário: