sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Jacqueline François, uma embaixadora da Chanson…


Oito e pouco minutos de um disco dos anos 50 que foi parte importante da minha infancia nos anos 60 e até hoje faz parte dos "habitués" do final de semana, de Dinner-Parties... apesar de ainda te-lo como um LP!

« Jacqueline François at the Plaza »

Meus pais, grandes fãs de Jacqueline François, ensinaram-me instintivamente a ouvir e apreciar esta grande Chanteuse! E ao mesmo tempo sua forma de música! Jacqueline, grande embaixadora da música francesa, muitas vezes mencionada como «Mademoiselle de Paris» (seu «carro-chefe»), muitas vezes esquecida à sombra de outras mais conhecidas como Piaf, Greco, Patachou

Jacqueline nasceu no mesmo dia e ano do meu pai (30.01.1923, será que ele sabia disto?) e se despediu deste mundo em 07.03. deste ano…

Aqui algumas canções deste maravilhoso Show no Plaza em N.Y. com uma maravilhosa interpretação de “Tenderly” - com seu fortíssimo sotaque frances e até alguns "s" um pouco exagerados como muito acontece aos franceses falando ingles (a partir de 4.40 minutos…. ). Enjoy. Escutem. Sonhem. Procurem gravações suas de “La Mer”, “Mon coeur est un Violon”, “La Vie en rose”, « Long Temps » (outro «carro-chefe» seu)e também "Fascinacion". Valerá a pena !

Jacqueline François, Mademoiselle de Paris, com seu timbre grave e especial numa época em que realmente tinha-se que ter « voz » já que não haviam truques para gravar – principalmente ao vivo ! (Ao final de “Tenderly” um “fã” apaixonado grita “Bravo”… Poderia ser eu… Juro!)
">">

Nenhum comentário: