sexta-feira, 27 de março de 2009

Velharias, bugigangas e modêlos ultrapassados: uma tertúlia sobre “Tertúlias”


Há muitos anos atrás uma amiga da nossa família, uma senhora alemã, foi assaltada na Av. Paulista em São Paulo bem perto do Museu de Arte Moderna. O assaltante a um certo ponto dirigiu-se à ela com as seguintes palavras “Me passa aí estas bugigangas !”. Ele estava referindo-se a uma corrente de ouro que tinha pertencido à sua avó. Esta senhora, com aquela “finesse” e delicadeza tao típica dos alemães, começou a bater no assaltante com seu guarda-chuva... Nem tanto pelo fato de estar sendo roubada mas sim pelo motivo de estar furiosa com ele por ter chamado o colar de sua avó de bugiganga... um insulto à uma jóia de família. Ele ainda conseguiu tirar o colar de seu pescoço, mas um pedaço dele ficou prêso da parte posterior do seu pescoço – e este foi transformado numa pulseira.

Um coisa similar aconteceu com as “Tertúlias” na semana passada. Um certo comentário meio depreciativo do tipo “só filmes velhos”. Eu não fiquei tão “passado” quanto esta senhora acima mencionada – e nem vou bater em ninguém com meu guarda-chuva - mas esta opinião deu-me o que pensar, refletir... tentei reavaliar o que tenho feito, escrito aqui... São as “Tertúlias” realmente uma coleção de “velharias e bugigangas”?

Sabem qual foi minha conclusao?

Não consegui dividir esta opinião tão radical.

Filmes “velhos”? Sim... clássicos! ...e ainda um pouquinho de música, artes gráficas, ballet, teatro, TV, literatura... Uma pitada de cada coisa... Não esquecendo do mais importante: a forma quinestética que estes temas tomam, transformando-se as vezes incrívelmente, pelo fato de serem divididos emocionalmente entre todos! Um tal de “dar e receber” aqui (Quanta “troca” existe aqui na realidade!).

Como um amigo meu disse um dia desses: pessoas que só sabem ver as coisas com um “rótulo” (“os filmes velhos”, “me passa aí estas bugigangas” por exemplo), que não enxergam por detrás de “fachadas” por mais que se esforcem, que parecem nao enxergar tres palmos adiante do próprio nariz, que não compreendem e que só se interessam por UM tema (sim... pessoas que só opinam ou deixam comentários em uma espécie de tema), são na realidade “modêlos ultrapassados que estão fora de moda” (Não é ótima esta expressão?).
Por outro lado existem tantas pessoas maravilhosas aqui como Cristina, Eliana, Maurette, Márcia (para citar realmente só algumas) que comentam de “Peach Melba” à “Emma Livry” (passando por Nádia Maria, Dick Farney, Fonteyn, Copacabana e sei lá por que mais!).

Existe um estação de rádio aqui que ouço todos os dias indo para o trabalho: Ö1. Este programa que amo chama-se “Pasticcio”, sim, como a comida mas Pasticcio na música é também a descrição de uma Ópera que, ou foi criada por vários compositores ou é composta por vários trabalhos separados, autonomos de um compositor. Eu “vibro” como este programa aborda os mais diferentes temas – às vezes ao mesmo tempo. Isto sim para mim é uma visão universal de encarar a arte. Sem preconceitos. Sem “rótulos”. “Pasticcio” é de certa forma muito responsável pela forma que as “Tertúlias” tomaram. Ontem mesmo ouvi uma gravação que me impressionou: “Bolero” de Ravel por cima de “Moon River” de Henry Mancini. Antes de ontem trabalhos para piano de Clara Schumann e logo em seguida Gene Kelly (cantando “Singin’ in the rain” pois os trabalhos de Clara eram também dedicados à chuva). Um trabalho moderníssimo de Kurt Weil que levou à uma valsa de “Rondine” de Puccini e que foi, fechando o círculo, comparada à “Valse” de Ravel... Uma coisa levando, abordando a outra, um tema se entrelaçando ao outro, como uma corrente. De uma forma muito aberta, sem preconceitos, sem clichées, quase organica... sem obrigar o ouvinte a pensar só “clássicamente”, muito pelo contrário... Que maravilhosa forma de se admirar e entender ARTE!

Por estes motivos: Quem nao quer “tertuliar” (e só ve aqui "O Ricardo com seus filmes velhos!) e só acha que a opinião dos seus livros fechados empoeirados na estante da sala está “certa” (O que é "certo"?) e que arte só deve ser feita de uma certa maneira pois “sempre se fez assim”, com todo respeito, não perdeu nada por aqui... Eu estaria me contradizendo, contradizendo toda a ideologia das “Tertúlias” se quizesse este radicalismo por aqui.

Nenhum comentário: