segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Pinocchio (1940)

Esta produção de Walt Disney de 1940 tem um lugar destacado porém meio estranho na minha vida, minha relacao com ele é "meio oblíqua".

Lembro-me muito bem de ter ido criança assistir este desenho animado. E lembro-me mais do que nítidamente de uma cena, na qual Pinocchio transforma-se num burrico… berrando, gritando, nervoso, fora de controle… Até hoje lembro-me do mêdo que me assolou naquele momento. Uma coisa realmente horrível para crianças verem… Comparada à esta cena a madrasta de Branca-de-Neve é uma Senhora “meiga e pueril”. E apesar do resto do filme ser muito interessante e lindo (inclusive o “Grilo Falante” cantando com tanta eloquência “When you wish upon a star!”, que transformou-se práticamente num “hino Disney”) só ficou este “feeling” de meio desconforto ao pensar em Pinocchio.

Interessante foi porém eu ter lido anos depois (acho que até já morava aqui em Viena) num velho exemplar dos famosos “Cahiers du Cinemá”, que o genial François Truffaut também tinha pavor desta cena e que a considerava como uma das mais horripilantes e assustadoras (e para criancas principalmente, de uma agressividade louca) da história do cinema.

Bem, eu nunca disse que, em questão de opiniões, ando em má companhias, nao é?

Nenhum comentário: