domingo, 8 de fevereiro de 2009

The forgotten II : Jackie Coogan

Jackie Coogan foi a primeira „estrêla infantil“ da história do cinema. Ele conquistou o coração do mundo depois de sua aparição em “O garoto” (The Kid, 1921), escrito e dirigido por Charles Chaplin. Um filme de uma linda poesia e simplicidade e de um encanto quase inigualável.

Jackie ganhou durante sua infância mais de $ 4.000.000 e esta quantia deveria ter sido-lhe entregue ao completar 18 anos. Sua mâe vivia separada do pai mas nunca se divorciou dele… O pai morreu poucos meses antes de Coogan cumprir 18 anos e ela herdou todo o dinheiro do “Garoto”. Bem, to make a long story short, Coogan processou a mãe mas acabou “a ver navios” pois o dinheiro tinha-se já acabado . Como tudo é efêmero, não? Por causa deste episódio foi criada nos U.S.A. a “Coogan Law” que protege o capital de menores de idade que trabalham em "show-business" (bem, pelo menos 15%).

Coogan continuou trabalhando sem o menor êxito até voltar nos anos 60 à televisão como o Uncle Fester (Tio Funéreo) na maravilhosa série “The Adams Family” (1964-1966). Como tudo é efêmero, hein ????

Coogan morreu em 1984 aos 69 anos de idade (Oh my... quando ele fez o Tio Funéreo em 1964 ele tinha a minha idade... Help!).

P.S. Quem me ajuda a lembrar do nome de todos os personagens???? Lembro-me bem de “Covas” ( no original “Gomez”), Mortiça (Morticia) – a maravilhosa, charmosíssima e inesquecível Carolyn Jones, Venenilda (Wednesday), Seu Coisa (“The thing”) mas não lembro-me mais do nome nem do filho, nem da tia ou do Mordomo (Sinfrônio?). A planta carnívora era “Cleopatra”, não?

Nenhum comentário: