segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Peach Melba: o comentário/postagem de Maurette Brandt.... Que maravilha!

Recebi hoje este comentário para a minha última postagem... Mas é um comentário tao brilhante que já é em si uma postagem - e maravilhosa por sinal. Tudo comecou porque me referi ao legado que a atriz francesa Anabella deixou no Brasil: o tal do salto Anabella... Maurette, com tua permissao quero transformar este comentário numa postagem, OK? Que maravilha! Voce é genial!!!

Maurette deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Carmen Miranda: Film Posters (Pré-Tropicália?)":

Caro Ricardo, a célebre sobremesa "Peach Melba" foi criada em 1892 ou 1893 pelo chef Auguste Escoffier, do Hotel Savoy de Londres, em honra da célebre soprano australiana Dame Nellie Melba (19/05/1861 - 23/02/1931), conhecida não só por sua voz deslumbrante como pelo temperamento difícil. Segundo a lenda, não admitia rivais e não hesitava em destruir carreiras quando farejava a possibilidade de ser ofuscada por alguém. Uma das poucas exceções foi Enrico Caruso, a quem elogiou em sua autobiografia e por quem nutria um desinteressado carinho, além de cultivar uma boa química e camaradagem nos palcos.
Os famosos pêssegos Melba combinam duas frutas típicas do verão: pêssego e framboesa, esta numa calda especial que inclui groselha e amido de milho. Tudo isso regado a sorvete de baunilha.

O chef Escoffier esteve presente numa apresentação de Melba em Lohengrin no Covent Garden e inspirou-se nisso para criar uma sobremesa especialmente para ela. Havia rumores de que ela adorava sorvete, mas não se atrevia a degustar a iguaria pois acreditava que afetaria suas cordas vocais. Na sobremesa que ficou conhecida como Peach Melba, o sorvete – por ser apenas um dos elementos de um todo – não ficava tão gelado assim e, portanto, não faria mal às delicadas cordas vocais da diva. O chef Escoffier serviu os pêssegos Melba pela primeira vez em um jantar oferecido pela diva, apresentados sobre a escultura de gelo de um cisne, também inspirada em Lohengrin.
O chef Auguste Escoffier devia ser mesmo um fã de carteirinha; além dos pêssegos Melba, criou outras três delícias em homenagem à estrela. O molho Melba, um purê doce de framboesa e groselha; a torrada Melba, sequinha e crocante; e a guarnição Melba - tomates recheados com frango, trufas e cogumelos com velouté.
A Dama devia ser mesmo muito boa, não? :)
Beijos
Maurette


Agora eu digo: Nao é uma maravilha ter-se amigos assim, tao sabidos???? Maurette querida! Obrigado!!!

Nenhum comentário: