sábado, 17 de janeiro de 2009
Os sapatinhos de rubi – The rubby slippers
Os célebres sapatinhos usados por Dorothy no País de Oz (Judy Garland, The Wizard of Oz, MGM 1939) ainda são muito disputados.
Num leilão da prórpria MGM em 1970 um par foi vendido por $ 15,000 (este par está até hoje em exposição permanente na ala de cultura popular do American History Museum). Um outro par pertencia originalmente à Roberta Baumann, uma moradora de Tenessee que ganhou-o em 1939 num concurso chamado “Name the best Movies of 1939” no seu colégio. Ela foi dona deles até 1988 quando então vendeu-os para a casa de leilões “Christie’s East” por $ 165,000 + comissão. Anthony Londini comprou este par e imediatamente colocou-os em exposição nos Disney Studios de Orlando/Florida.
Duas semanas depois de Landini ter comprado o par, um outro par autêntico apareceu: préviamente propriedade de Kent Warner, que encontrou a maioria dos pares ainda existentes enquanto trabalhou em Hollywood na área de guarda-roupas. Este par foi oferecido, sigilosamente, ao perdedor do leilão do par de Roberta Baumann. Este Senhor, chamado Philip Samuels de St.Louis/Missouri comprou-os pelo mesmo preço que Anthony Londini comprou seu par : $ 165,000. Mr.Samuels até hoje usa seu par para levantar verbas para fins caritativos. Anthony Landini leiloou seu par mais uma vez em Christie’s East em 24.05.2000 e conseguiu $ 666,000, preço este que incluiu também a comissão para a casa de leilões. O comprador foi David Elkouby, que tem lojas de «memorabilia » em Hollywood. Elkouby porém foi preso por vender peças roubads de guarda-roupas de filmes! Então foi obrigado a se desfazer do seu par, que ainda não foi leiloado.
Por incrível que pareça, um outro par, propriedade de Michael Shaw, ía ser colocado numa exposição no « Judy Garland Museum » (que é parte de um museu de crianças em Minnesota). Pouco antes da Vernissage, em agosto de 2005, este par foi roubado e até hoje não recuperado. Para mais estórias sobre este ilustre par de sapatos, que nos encantou na infância e que levou Dorothy de volta a Kansas, leiam : The Ruby Slippers of Oz, por Rhys Thomas (1989).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário