domingo, 4 de janeiro de 2009

Carmen Miranda: Film Posters (Pré-Tropicália?)

Gosto de Carmen Miranda mas entendo o porque do público americano (em questoes de cinema) ter-se canssado dela. Os primeiros anos foram muito divertidos... Ahhh, todos aqueles "tico-ticos para lá e tico-ticos para cá"... Mas os anos passaram e Carmen nao aprendeu outra língua (como até Garbo teve que fazer). Nao, continuou nos "tico-ticos para acoli e tico-ticos para acolá"... Ficou repetitiva, chata... Mas este nao é meu assunto hoje...

Nao quero falar aqui sobre seu valor como "produto exportacao" nem sobre o valor de seus filmes, porém sim sobre o valor em termos gráficos dos posters para os seus filmes. "Pré-Tropicalistas" no mais puro sentido da palavra... Delícias coloridas que passavam também um pouco do "som", do "feeling", do jeitinho do Brazil para os americanos, Posters divertidíssimos, coloridíssimos que "vendiam" o filme por causa de seu Technicolor... Será que nós também aprendemos a ser tao coloridos por influencia destes posters???? O Brasil era tao "europeu" ainda no final dos anos 30... Sóbrio, ingles, Sweep-Stakes no Jockey Club, Afternoon tea na "Americana" e na "Colombo", casacos de pele para as Galas no Theatro Municipal... até Tweed se usava no Rio... Samba era "coisa de nego", de Favela... Nem colorido, nem animacao eram vistas como coisas "bem" em sociedade... Muito pelo contrário... Coisa de "gentinha".

Mas, ah, que tempos... ir-se ver "cor" (quando cor era "prohibida") no cinema (nos Odeons, Palácios,Metros da vida, da respeitável Cinelandia) ainda era uma novidade e a Fox nao queria perder esta chance

como por exemplo no primeiro filme de Miss Miranda lá... "Down Argentine Way" no qual só tinha (com muito Technicolor e "Mamae eu quero") 5 minutos na tela... um sucesso.. (By the way, as cenas de Carmen e do Bando da Lua foram filmadas num estúdio em Nova York e só adicionadas ao filme... Eles trabalhavam na Broadway e Carmen estava fazendo muito sucesso, virando até moda...), depois

um dos melhores posters, senao o melhor, no filme "That night in Rio" (20th Century Fox e no Brasil: Uma noite no Rio) que tinha como "carro-chefe" a cancao homonima que era dedicada a Tyrone Power e sua namorada, com quem visitou o Rio, Anabella (uma já esquecida atriz francesa que deixou uma "heranca" no Brasil... O que? O saltinho "Anabella"... Sim, ela o usava e este ficou com seu nome no Brasil)

e mais colorido para "The gang's all here" (20th Century Fox e no Brasil "Entre a loura e a morena"),

um outro poster incrível para "Week-end in Havana" (20th Century Fox), no qual Carmen canta boas cancoes do tipo "enrola-a-língua")

e em "Springtime in the Rockies" (2oth Century Fox) com Technicolor, neve, Rockie Mountains e Carmen cantando "Chatanooga Choo-Choo" numa "outrageous" versao em portugues,

um ótimo poster para o (para mim) melhor filme de Carmen: "Greenwich Village" (20th Century Fox e no Brasil: Serenata Boemia) no qual ela teve "Top-billing" e cantou ótimos números - além de ser um cigana que lía a sorte...

e o bom poster de "Doll Face" (2oth Century Fox) com tanta cor, representava já uma producao "B" (os tempos estavam mudando para Carmen e seu declínio, depois de uma curtíssima carreira já comecava...) em preto e branco,

e numa curta, porém ótima, "renaissance" e numa boa comédia da Metro; " A date with Judy" (o melhor padrao em termos de musicais de Hollywood)com um maravilhoso poster

e no seu último "bom filme" na MGM, "Nancy goes to Rio". O canto do cisne em cores (desta vez em "Metrocolor")... Seu último poster interessante... Depois deste a vida transformou-se mesmo em preto-e-branco!

2 comentários:

Colive disse...

Pelo visto você não gosta de Carmen Miranda? Eu a adoro e acho que ela é sempre a melhor coisa dos filmes, roubando todas as cenas em que aparece. Apesar dos seus papéis serem pequenos, ela era a razão de ser dos filmes e o grande chamariz da bilheteria e por isso tinha tratamento de estrela e se tornou a atriz mais bem paga do começo dos anos 40. E ao contrário do que se pensa ela falava inglês muito bem, A Fox é que não permitia que ela perdesse o sotaque carregado.

Quem tiver mais interesse sobre ela eu recomendo o documentário: Carmen Miranda That Girl From Rio, que pode ser assistido no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=5YpLyD2e1Bc

As Tertulías disse...

Gosto dela! Mas, sim, existe esta invencao, esta lenda de que falava muito bem ingles...