domingo, 16 de novembro de 2008

Luluzinha... e a vontade de ser crianca de novo...


Saudades de „Luluzinha“ e da época em que lia estas revistinhas (nao as chamavá-mos também de „gibis“?). Sempre aos sábados eu saía com minha mae e tinha o „direito“ de comprar minhas revistinhas (na „banca“ do Seu Atílio, na esquina da Av.Copacabana com Dias da Rocha, no Rio de Janeiro, um senhor italiano que era o jornaleiro e tinha como sonho um dia retornar a Itália. O pobrezinho nunca conseguiu realizar este sonho antes de morrer.).

Eu era fa íncondicional do Pato Donald e de toda a turminha de Patópolis mas sempre comprava também Luluzinha… Eu admirava-a! E ela realmente era um charme...


Lulu « nasceu » em 1935, nos E.U.A. e chamava-se "Little Lulu"

Saudades destas revistinhas e deste mundinho tao especial que existe na cabeca de uma crianca: o clube das meninas, o clube do Bolinha (O Bolinha em ingles chamava-se Tubby Tompkins), ela mesmo, a Luluzinha (Lulu Moppet) e suas amiguinhas, sua mae (Eu tinha uma coleguinha do primário que adorava e a mae dela era a cara da mae da Luluzinha, e se vestia como ela--- bem, pelo menos eu achava... ), Glorinha (em ingles Gloria mesmo!), Raposo (Wilbur van Snobbe, adoro este nome... ) e uma bruxinha que sempre aparecia nas mesmas revistinhas… uma muito azarada… eu a adorava…

Nossa! Luluzinha foi tao importante no Brasil que até houve uma musiquinha… quen cantava? O “Trio Esperanca”? Voces se lembram?

“Eu ontem fui na festa na casa do Bolinha,
confesso nao gostei dos modos da Glorinha,
toda assanhada… tra-la-la…«
Estou outra vez tirando defuntos da cova.!!!!!


“Lulu” foi traduzida para vários idiomas… eu ainda, nos anos em que vivi na Espanha consegui ler muitas vezes “La pequena Lulu” (apesar de já ser um marmanjo de vinte e tantos anos… ).

Será que em algum lugar do mundo estas revistinhas ainda sao publicadas?
Como eram em frances, "La petite Lulu" ?

ou em grego...

ou até em árabe?

Na ABC e no HBO fora produzidos novos cartoons, e até no Japao… Eu nunca os vi também! Luluzinha ía fazer um « come-back » em « Roger Rabbit » mas, por algum motivo oficial, os direitos autorais nao permitiram… Que pena…

Saudades deste tempo... Tempo em que os "preconceitos" se resumiam entre o "clube das meninas" e o "clube dos meninos". Como simples era tudo...
Seria bom ser crianca de novo... sómente por um dia, um único dia... Ah, como foi rica e sábia nossa infancia...

Nenhum comentário: