segunda-feira, 17 de março de 2008

Pafúncio e Marocas




Alguém ainda se lembra destes maravilhosos personagens? "O" exemplo mais incrível do que conhecemos como "novos ricos". As fantásticas estórias de um casal de classe operária. Um belo dia Pafúncio ganha numa corrida de cavalos e à partir deste ponto a maior parte do humor contido nestas histórias do início do século, se concentra nas tentativas (detallhe: TENTATIVAS) de Pafúncio e Marocas para atingir uma posicao na Alta Sociedade. Todos os clichées estao presentes... da falta de gosto de Marocas até à "gota" de Pafúncio... a filha era bonitinha porém completamente insípida... uma noz realmente oca!

O que poucos sabem é que estas estórias comecaram à ser imprimidas nos E.U.A. ainda em 1913... o título original? "Bringing up father". Estas clássicas "tirinhas" foram baseadas numa peca teatral chamada "The rising generation" (alguma coisa como "a geracao emergente" he he... mas que tema mais interessante e atual!).

Lembro-me muito quando meu pai uma vez adoeeceu e ficou algumas semanas de cama... Ele recebeu de presente um livro encadernado só com estórias de Pafúncio e Marocas. Como ele ria... infelizmente este livro sumiu. Uma pena...

Vi no e.bay fascículos de Bringing up father para serem leiloados por $ 250,- . Incrível, nao?
De qualquer forma um grande marco na história moderna de ilustracao. Muito humor, muito estilo... Chapeau!

Nenhum comentário: