sábado, 29 de outubro de 2016

My Gheisha...


Uma curta „introdução“ `a esta Tertúlia…

Da Wikipedia:

Gueixa (芸者?), Geiko (芸子?) ou Gueigi (芸妓?) são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte, dança e canto, e se caracterizam distintamente pelos trajes e maquiagem tradicionais. Contrariamente à opinião popular, as gueixas não são um equivalente oriental da prostituta; esse é um equívoco, originado no Ocidente, principalmente pela vestimenta das prostitutas tradicionais ter traços similares aos da cultura gueixa.



No Japão, a condição de gueixa é cultural, simbólica e repleta de status, delicadeza e tradição. Ao longo dos séculos, esse contexto foi desenvolvido pelo aperfeiçoamento da técnica dessas artes e pela estrutura rígida necessária para se tornar uma gueixa e permanecer como tal.

Alguns dizem que as gueixas habitam uma realidade separada, que eles chamam de karyūkai ou "a flor e mundo de salgueiro".


Tradicionalmente, a gueixa começaria seu treinamento em uma idade muito jovem, as vezes aos 3 ou 5 anos, mas a idade média era aos nove anos de idade. Isso não era uma prática comum nos distritos respeitáveis e desapareceu na década de 1950 com a proibição do trabalho infantil. Algumas meninas estavam ligadas às casas de gueixas (okyia) como filhas. Essas meninas ficaram conhecidas como hangyoku. Filhas de gueixas eram frequentemente criadas como gueixa, normalmente como uma sucessora (atotori, que significa "herdeiro" ou "herdeira" nesta situação particular) ou tendo papel de filha (musume-bun) para a okiya.


Elas dão continuidade a seu estudo da música e dança ao longo de suas vidas. Elas podem trabalhar até seus oitenta e noventa anos e praticam todos os dias, mesmo após setenta anos de experiência. 

Algumas gueixas não só dançam e tocam música, mas também são escritoras, fazendo poemas melancólicos. E outras pintam imagens ou compõem música.


Revendo o filme “My gheisha” com Shirley MacLaine e me deliciando com um trabalho dela que foi praticamente esquecido, fiquei mais uma vez intrigado com sua “transformação” para às cameras… que deve ter sido muito desconfortável…



Atriz de uma versatilidade extrema, ela se encontrava num período muito frutífero de sua carreira…



Tinha feito há pouco, entre outros vários papéis, “Simone Pistache” em “Can-Can” (bailando desenfreiadamente), a ascensorista em “The Appartment” (“Se meu apartamento falasse”) e a trágica Martha, que se suicida em “The children’s hour” (“Infamia), assumindo em “My Gheisha” o papel duplo de Lucy Dell / Yoko Mori como mais um desafio…

Maravilhosa MacLaine…

P.S. All pictures found in the internet. I owe no copyrights to these pictures.


10 comentários:

Anônimo disse...

Que trabalho incrível!!!!
Amo Shirley McLaine
bj
Mauri

Mike disse...

She will always be one of my favourites!

cecilia disse...

Maravilhoso! BOM rever. O Gueixa do Rob Marshall tb é lindo !

Cecilia Badasi disse...

Adorei rever.
O do Rob Marshall tb é lindo .
Se não me engano , a shirley maclaine tem uma filha meio japonesa.
bjs

cecilia

As Tertulías disse...

Nao exatamente, querida!
A filha dela - com o Steve Parker, que é o produtor deste filme - cresceu no Japao... Saschi, o nome dela se nao me engano...

Claudia Toller disse...

Que beleza, Ricardo. Obrigada.

Bjos mis

clau

Mary Castro disse...

Fã, de carteirinha de Shirley Mac Laine, lembro-me bem dela nesse filme. Achei o trabalho de transformação da americana em japonesa fantástico, mas prefiro, bem mais, a Shirley com a carinha dela mesma, sempre graciosa.
Evidentemente que estou falando de um aspecto só e não do talento irrepreensível da atriz que ela é.

Regina Ferraz disse...

Ricardo querido.Lindo as Gueixas principalmente
com Shyrlei Mac Laine.Maravilhosa!!! Lembro de ter visto esse filme.Não a historia.Muito bonita tertulhia.
Beijos Regina e Roberto.

Anônimo disse...

Há muitos anos atrás os papéis femininos eram interpretados por rapazes no teatro. As primeiras gueixas eram também rapazes. Alguns femininos, belos, encantadores, surpreendiam. Mas alguns eram assediados por homens deslumbrados e logo se envolveram em prostituição. O imperador retirou os rapazes e introduziu moças castíssimas. Soraya Silva.

Anônimo disse...

Incrível essa atriz Shirley McLaine, perfeita a caracterização.Silvia.