sábado, 15 de março de 2014

The ugly duckling - O patinho feio (Walt Disney)



Acho que todos, em algum ponto de suas vidas, tiveram uma fase na qual se identificaram muito com a estórinha do patinho-feio… ou até duas… a primeira quando ele se dá conta da feiúra, a segunda quando ele passa a ver conscientemente que é bonito.


Eu me senti muito patinho feio aos 7 anos de idade… nossa, como me lembro dessa fase… aquela na qual a gente cresce muito rápido e as mangas da nossa roupa ficam estranhamente curtas toda semana que passa, aquela na qual a gente fica "banguela" (ou como se dizia na minha infancia: 1001!)...


Mas o que é esta coisa chamada beleza?
Para muitos sómente aquela coisa efemera que acaba com o tempo e não aqueles valores interiores que fazem até que a “casca” exterior torne-se bonita?
O que é esta coisa chamada beleza que transforma tantos em monstros e escravos da sua própria vaidade?

De qualquer forma: esta jóia Waltdisneyana de 1939 é mais do que uma formosura de filme, apesar de abreviar o final do conto de Hans Christian Andersen (no qual o “patinho feio” só se dá conta da sua beleza quando amadurece e se torna um cisne, o mais lindo dos pássaros…).


Nesta “Silly simphony” (com excelente música composta por Albert Hay Malotte, que não é sequer mencionado nos créditos do filme) o seu sofrimento é abreviado a poucos momentos de infelicidade e ostracismo (e não vivenciado por um período de um ano, como no conto original) ao ser “adotado” por uma família de cisnes…


Mesmo assim nossos corações se quebram ao constatar sua infelicidade – tão genuína, tão parecida aquele “sofrimento” sincero que as crianças nos mostram ao chorar com toda a alma – e nossos olhos enchem-se de lágrimas…

Este “short” de Disney recebeu um Oscar como melhor curta-metragem (desenho animado) de 1939. Bravo, lindo patinho!


Ah… estes traços maravilhosos dos artistas que trabalhavam com Walt Disney…

A loucura e encanto destes "finados" 24 fotogramas por segundo pintados à mão… A fascinação do desenho animado de outras épocas...
Anos Luz dos desenhos animados de hoje em dia que são produzidos em massa, nas esteiras da chamada “criatividade”, por computadores…


Dedico esta postagem à uma menininha que assistiu este filminho ainda no cinema, na época... pelo seu aniversário, hoje!

Parabéns, querida Mãe!


(e para voces 8 Minutos e meio ou de lembranças ou, para os mais jovens, de puro divertimento... )

Nenhum comentário: