domingo, 4 de agosto de 2013

REMEMBERING: The Guardian (1986 Commercial)


Quando um comercial de TV é mais do que simples comercial…

Quando as idéias dos seus realizadores o transformam numa obra de arte.

Até em filosofia de vida…


Esqueçamos por um momento este jornal:

Não é verdade que, por exemplo, pessoas acreditam muitas vezes nos «Disse-me-disse» das fofoqueiras ?
Se dessem-se ao trabalho de ver outros «angulos» das estórias, de averiguar…

Ou como Simamanda Adichie «prega»: o perigo de uma única estória, de uma única versão dela…

Perigoso: fazer sua opinião, sobre o que quer que seja, sem questionar os diferentes angulos de sua existencia…

Pensem nisso…

De qualquer forma: neste mundo tendencioso no qual vivemos, onde até a Media tenta influenciar as idéias do povo; não mais “contando” os fatos senão “opinando” sobre eles, acho este o perfeito comercial para um Jornal...(Marília Gabriela, no Brasil, péssima moderadora, foi uma precursora desta barata forma de tentar influenciar as massas… dando sorrizinhos ironicos quando tratava de um tema, de uma pessoa que não lhe “caía bem”. Jo Soares é outro exemplo desta forma nada profissional de agir... )

Sem partidos este anúncio conta a estória de vários pontos de vista… para voce fazer o seu.
Mas só quando voce o angulo total da estória...

Lembro deste anúncio no Festival de Cannes em 1986. Nunca o esqueci…
Assistam e vejam ao que me refiro: perfeição de mensagem em 30 segundos…

Nenhum comentário: