terça-feira, 10 de abril de 2012

Salomé... Oscar Wilde e sua alusão à Lua!

Todos conhecemos a estória bíblica de Salomé, enteada de Herodes, filha de Herodias que (para a consternação do padrasto e deleite da mãe) pediu numa bandeja de prata a cabeça de Jokanaan (João Batista) como recompensa por ter dançado a erótica “Dança dos sete véus” para Herodes. O fabuloso e único Oscar Wilde escreveu sua versão teatral, em frances (fato até hoje não muito bem explicado) em 1891. Os ensaios para a primeira produção Londrina comecaram em 1892 mas foram parados quando a peça foi vetada por Lord Chamberlain “por uso ilegal de personagens bíblicos” e “imoralidade”.
A peça foi publicada pela primeira vez em 1893 em Paris e um ano depois na Inglaterra com uma (pobre) tradução feita pelo amante de Wilde, Lord Alfred “Bosie” Douglas e ilustrações do magnífico Aubrey Beardsley. Estas ilustrações viriam a inspirar a “louquíssima” Alla Nazimova no seu filme de 1923… Até hoje é fascinante o uso do “preto e branco” no figurino deste filme… este baseado fielmente nos desenhos de Beardsley, os quais são, para mim as imagens DEFINTIVAS de Salomé… O traço e o tratamento extremamente erótico do material são qualidades únicas de Beardsley que poderia ter tido uma carreira magnífica não tivesse morrido aos 25 anos de idade!
A primeira produção estreiou em França, mais precisamente em Paris, em 1896, época na qual Wilde já se encontrava na prisão… Apesar de algumas poucas apresentações em Londres (todas em caráter privado), “Salomé” só iria estreiar oficialmente para o publico em 1931 – a proibição da peça por Lord Chamberlain durando, na Inglaterra, quase 40 anos. Tanto tempo esperou esta Obra-prima, esta alusão à Lua, pelos palcos londrinos... “Salomé” inspirou muitas outras obras.
Mais notávelmente a Ópera de Richard Strauss.
Uma atriz chamada Maud Allan criou em Viena em 1906 uma produção chamada “Visão de Salomé”, baseada livre- e vagamente na “Salomé” de Wilde. Principalmente a dança dos sete véus transformou esta peça num evento “notório”, quase pornográfico, para a época. Um processo foi aberto contra Adams por “promover imoralidades sexuais” no palco.
A diretora/atriz russa-americana de “vanguarda”, Alla Nazimova, atuou o papel feminino principal de “Salomé” num "delírio" de Art-Deco, Ballets Russes, Beardsley e Vanguarda. Seria sua última "aventura" Hollywoodiana depois de "Camille" (com Valentino). Dois fracassos consecutivos foram o suficiente para acabar com Alla, que só voltaria nos anos 40 como a mãe de Tyrone Power em "Sangue e Areia" às telas. Baseado fielmente no texto de Wilde, o filme foi uma espécie de homenagem a Oscar Wilde: todo o elenco era homosexual – o que, ampla- e abertamente mencionado pela “mídia” da época, transformou o filme num certo “escandalo”. Principalmente o fato de Alla ter querido usar Rudoph Valentino no papel de João Batista – o que “confirmou” de certa forma os boatos que circulavam sobre a sexualidade do jovem galã…
Interessantemente um fato é sempre esquecido ou ignorado: na realidade a peça e a maioria das versões cinematográficas é dominada pelo personagem de Herodes, este sendo na realidade o “principal ator” da obra. Ken Russell dirigiu uma outra versão cinematográfica em 1988, chamada “Salome’s Last Dance” na qual uma apresentação de “Salomé” é feita especialmente para Oscar Wilde. Num bordel. Herodes dominando a apresentação. Mas com todo o respeito e carinho por Hollywood tenho que admitir que uma das coisas mais ridículas e absurdas da história do Cinema é a versão com Rita Hayworth, Charles Laughton como Herodes, Judith Anderson como Herodias, Stewart Granger como um soldado romano pelo qual Salomé se apaixona e Aland Badel como João Batista. Apesar de ser baseada no Novo Testamento o filme não segue de nenhuma forma o texto bíblico…
João Batista acusa Herodias de adultério por ter-se casado com Herodes, irmão de seu ex-marido (!!!). Salomé apaixona-se por um soldado romano que se converteu ao Cristianismo (!!!). Exatamente por motivos completamente contrários aos citados na Bíblia Salomé dança para Herodes para SALVAR João Batista (!!!!) mas não se sucede e fica horrorizada… Ela renuncia sua mãe, Herodias, que planejou tudo e ordenou a execução de João, e transforma-se também numa cristã! A última cena nos mostra Salomé e o soldado ouvindo Cristo num sermão. Agora eu me e lhes pergunto: eu aguento um absurdo destes?????? Salomé uma moça boa, religiosa e comportada????? Esta, infelizmente, nem EU posso desculpar em Hollywood...

Nenhum comentário: