segunda-feira, 25 de abril de 2011

“A primavera em Goscieradz” (Léon Wyczólkowski)

Encontrei este quadro há pouco tempo e ele me encantou…
Passamos por um momento semelhante em Viena já que a primavera está realmente reentrando em nossas vidas com toda sua glória… e eu me identifiquei com “Le printemps à Goscieradz” (1933). Sinto como se aquele lugar em frente à janela fosse meu, como se tivesse acabado de colocar aquele livro no seu peitoril… Como se os raios de sol ainda aquecessem meu corpo...



Não sei nada sobre seu pintor, Léon Wyczólkowski.
Só o que li na Wikipedia – e isso não vou copiar – poucas informações que consistem básicamente de suas datas de nascimento e morte, do fato que era polones e que foi um dos grandes representantes do movimento jovem polones na pintura… Nada mais.

Gostei de outros quadros que vi…
Fortes, coloridos, ensolarados, dinamicos… e cheios de temperamento, de vida, de força. Como estes dois:





Força... qualidade muito típica do povo polones.
Bom encontrar algo novo para pesquisar… Oba!

Nenhum comentário: